Em assembleia realizada no dia 10 de outubro de 2013 na Universidade Federal da Paraíba - por ocasião do III ENASEC (Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo) -, foi oficialmente constituída a Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado - ABPSEC, registrada oficialmente em 10 de dezembro de 2013.
 
A ABPSEC é uma associação de pesquisadores em Secretariado que possui como objetivo “promover o desenvolvimento do ensino de pós-graduação e da pesquisa em Secretariado, procurando contribuir para sua consolidação e aperfeiçoamento, bem como estimulando experiências novas na área” (Art. 3º do Estatuto da ABPSEC). Além disso, esta Associação visa integrar o ensino da pós-graduação com a graduação, difundir a produção científica da área, bem como promover o intercâmbio e a cooperação entre professores e pesquisadores em Secretariado.
 
A Associação tem como meta que o Secretariado seja reconhecido como uma área do conhecimento pelos órgãos de fomento de pesquisa científica, tal como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, além de criar condições para que possam ser abertos cursos de pós-graduação stricto-sensu (mestrado e doutorado) em Secretariado.
 
Trata-se de uma entidade de pesquisadores titulados ou em formação. Seus fins são, portanto, puramente acadêmicos. Isso não impede, por sua vez, que a ABPSEC dialogue com órgãos de classe e outras entidades ligadas ao Secretariado, desde que essa integração vise ao desenvolvimento científico da área.