Estudantes e professores prestigiaram o lançamento do Observatório Latino-Americano de Secretariado Executivo (OLASEC) que aconteceu no auditório de Mamanguape nessa última quinta-feira (07/08/14). O evento apresentou à comunidade acadêmica do CCAE/ Litoral Norte o grupo multidisciplinar de pesquisas, estudos, documentação e formação para o desenvolvimento do secretariado no Brasil e na América-latina.

Na mesa de abertura esteve presente o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFPB, Profº Isac Medeiros; o Diretor do CCAE, Prof.º Alexandre Scaico; a Chefe do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Prof.º Angeluce Babotin; a coordenadora do Bacharelado em Secretariado Executivo; profª Maika Zampier; a líder do OLASEC; Prof.ª Chussy Antunes e a presidente do Centro Acadêmico de Secretariado; a discente Maria Aldenice Barbosa.

Os integrantes da mesa saudaram o nascimento do OLASEC e enfatizaram a importância da presença discente no processo de pesquisa acadêmica, além disso, o Pró-Reitor após elogiar o ascendente crescimento e projeção do curso de secretariado da UFPB, lançou o desafio de que a médio prazo seja materializado uma pós-graduação em secretariado executivo no litoral norte. A Profª Cibele Barsalini Martins; Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado se fez presente saudando os membros do OLASEC através de um vídeo que foi projetado para todos os presentes.

No segundo momento, o Prof.º Doutor Raimundo Nonato Junior, pesquisador da Universidade Estadual do Centro-Oeste, do Paraná, e autor do livro “Epistemologia do Secretariado Executivo: fundação das ciências da Assessoria” ministrou a palestra sobre os grupos de pesquisa do secretariado executivo depois da líder do OLASEC; Profª Chussy Antunes apresentar o objetivo do grupo de pesquisa, já registrado no CNPq, suas linhas de pesquisa e a primeira atividade de formação direcionada aos membros discentes que aprenderam sobre epistemologia, ação conduzido pelo Profº Alberto Arruda; vice líder do OLASEC e vice-coordenador do curso de secretariado da UFPB.

O Prof.º Nonato Junior apresentou um quadro geral da pesquisa no país e destacou a necessidade de consolidação da cultura da pesquisa na área secretarial fato que está em marcha através da criação dos grupos registrados no CNPq. Destacou ainda, a fortaleza do OLASEC que localizado na região nordeste e em um campus do interior já nasce com a visão internacional característica que é muito valorizada pelas agencias de financiamento de pesquisas.

As atividades seguiram na tarde de sexta-feira no Laboratório de Secretariado Executivo onde o Prof.º Nonato Junior conduziu o minicurso sobre objeto e linhas de pesquisa do Secretariado Executivo. Docentes e Discentes presentes debateram sobre a assessoria como o objeto de estudo do secretariado executivo e os quatro eixos de pesquisa entendidos como assessoria técnico-tática, assessoria gerencial, assessoria intelectual e assessoria aberta.

Todo o evento foi transmitindo ao vivo pela TV WEB da Rádio Universitária Litoral Norte possibilitando dessa forma que estudantes, professores e professoras de diferentes regiões pudessem assistir a palestra e o minicurso.

Os contatos com o Observatório Latino-Americano de Secretariado podem ser feitos através do e-mail:

Fonte: Coordenação do Curso de Secretariado Executivo da UFPB

Prof.ª Chussy Antunes e Prof.º Alberto Arruda
Líder e Vice-líder do OLASEC

Integrantes do OLASEC junto com o Profº Nonato Junior

Profª Maika Zampier (Coordenadora do Curso de Secretariado da UFPB); Profª Chussy Antunes (Líder do OLASEC) Profª Elaine Martins (Coordenadora do Laboratório de Secretariado UFPB) e Profª Luz Santos (Coordenadora de TCC-UFPB)

Nonato Júnior com Discentes e Docentes da UFPB membros do OLASEC e convidadas de outras IES.