CAMPANHA DE FILIAÇÃO - ENCERRADA!

Venha participar da ABPSEC - entidade totalmente voltada para promover e difundir as pesquisas no Secretariado!

A ABPSEC é uma associação de pesquisadores em Secretariado, com o objetivo de:

1. Promover o desenvolvimento do ensino de pós-graduação e da pesquisa em Secretariado, contribuindo para sua consolidação e aperfeiçoamento, bem como estimular experiências novas na área;
2. Promover o intercâmbio e a cooperação entre cursos de graduação, programas de pós-graduação, professores, estudantes e demais pesquisadores da área;
3. Difundir a produção de trabalhos científicos e acadêmicos na área secretarial;
4. Estimular as atividades de pós-graduação e pesquisa em Secretariado para responder às necessidades concretas das instituições de ensino superior, do mercado de trabalho, bem como das comunidades locais e regionais, valorizando a cultura nacional e as culturas locais;
5. Identificar temas prioritários de pesquisa em Secretariado no país, promovendo o seu desenvolvimento;
6. Agir junto às agências de coordenação e de financiamento da pós-graduação e da pesquisa no país, procurando garantir a participação democrática das bases nas decisões;
7. Contribuir para o aperfeiçoamento profissional e a melhoria das condições de trabalho dos profissionais de Secretariado, particularmente no nível acadêmico e científico;
8. Zelar pelos interesses profissionais dos seus associados;
9. Promover o intercâmbio e a cooperação com associações e entidades congêneres.


Além de fortalecer a Associação, para alcançar estes objetivos, o Associado tem como benefícios:

  • Ficar “por dentro” de todos os acontecimentos sobre as pesquisas na área, por meio de e-mails frequentes;
  • Desconto nos eventos promovidos pela Associação ou por entidades parceiras.

 

Fortaleça sua profissão fortalecendo a Associação!

Veja como se associar: http://www.abpsec.com.br/abpsec/index.php/como-associar-se

PROGRAMAÇÃO

19h – Abertura

19h30min – Mesa de debate

Tema: O papel do CNPq e a importância de grupos de pesquisa para o Secretariado Executivo

Participantes:
Prof. Dr Augusto Cabral - Diretor da Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado Executivo da UFC. Vice-líder do GEPES
Profa. Dra Mônica Abreu - bolsista produtividade CNPq e coordenadora do Programa Stricto Sensu em Administração da UFC
Profa. Dra Cibele Martins - Presidente da ABPSEC

20h30 – Apresentação do GEPES

Profa. Conceição Barros e Profa. Joelma Soares

21h – Encerramento

Temos o orgulho de compartilhar com a comunidade acadêmica o cadastro de mais um grupo de pesquisa em Secretariado no CNPq: Grupo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo (GEPES) vinculado ao curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará (UFC). O GEPES surgiu em 2011 e desenvolve pesquisas no âmbito do programa de extensão Núcleo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo (NEPES), no entanto, somente este ano foi cadastrado e certificado no CNPq em virtude das normas exigidas pela UFC.

O GEPES tem como objetivo geral incentivar a pesquisa científica e integrar docentes, discentes e servidores técnico-administrativos por meio de estudo, discussão e reflexão sobre temas contemporâneos relativos ao Secretariado Executivo e da investigação científica acerca dos desafios e possibilidades da área.

O grupo possui as seguintes linhas de pesquisa: Educação em Secretariado Executivo, Estudos Organizacionais e Gestão Secretarial, Gestão Secretarial e Assessoria Executiva, Pesquisa em Secretariado e Gestão de Pessoas. Atualmente, conta com a participação dez (10) estudantes de graduação, quatro (4) estudantes de mestrado e dois (2) servidores técnico-administrativos. A equipe de pesquisadores é formada por seis (6) docentes: dois (2) doutores e quatro (4) mestres.

Consideramos que as atividades realizadas pelo GEPES contribuem para a formação do acadêmico por meio do estímulo ao pensamento crítico, à busca de novos conhecimentos e à análise do contexto contemporâneo da profissão, bem como para a criação de uma cultura de compreensão da pesquisa e do seu valor para a área de Secretariado Executivo, para a universidade e para a sociedade. Para maiores informações, segue link do grupo:

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6076959746415690#identificacao

 

Atenciosamente.

Profa. Conceição de Maria Pinheiro Barros
(Líder do GEPES/Coordenadora do NEPES)

Profa. Joelma Soares da Silva
(Pesquisadora do GEPES/Vice-Coordenadora do NEPES)

 

 A Diretoria da ABPSEC parabeniza o grupo e se coloca a disposição no que for necessário.

 

 

Prezados,

O Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de São Paulo está organizando mais uma edição do Congresso Internacional de Secretariado – COINS e convida a todos a submeterem artigos, vejam abaixo:

Convidamos os pesquisadores, professores, estudantes e profissionais interessados em temas relacionados à área de Secretariado e correlatas, a enviarem textos de caráter acadêmico, em formato de artigo científico para o COINS 2015 - http://coins.sinsesp.com.br/2015/index.php/submissao-de-artigos, que acontecerá de 20 a 22 de agosto de 2015, em Santos/SP.

Prazo para submissão: 05 de abril de 2015.
Divulgação dos resultados: 7 de julho de 2015.

Os três melhores artigos serão convidados para apresentação no Coins e farão parte da edição especial da Revista GESEC. Os demais aprovados serão indicados para o Fast Track da Revista GESEC. É válido ressaltar que a submissão em Fast Track não implica em aprovação automática do artigo, mas lhe confere um procedimento célere de avaliação que inclui uma pré-análise pelos editores (desk review).

A principal preocupação na Revista Gestão e Secretariado- GESEC é a de contribuir para o fortalecimento e a disseminação dos resultados das pesquisas que envolvem o contexto do secretariado em suas mais variadas perspectivas. Com esse pensamento, a Revista Gestão e Secretariado, por intermédio da sua entidade provedora, o Sindicado das Secretárias e Secretários do Estado de São Paulo - SINSESP, firmou parceria com a Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado – ABPSEC e dispôs todos os artigos publicados na revista para compor o Repositório Científico da associação. Assim, em breve, toda a sociedade poderá acessar os artigos em dois meios de divulgação: Gesec e ABPSEC.

A equipe editorial da Gesec espera com essa ação aumentar o impacto dos artigos publicados na revista, pois quanto mais os artigos forem divulgados, maiores serão as oportunidades de serem utilizados em futuras pesquisas. Com isso, busca-se atender o sistema de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, que estabelece que quanto maior o impacto dos artigos publicados, maior é o estrato que a revista alcança. 

Assim, tanto o Sinsesp como a ABPSEC vêem esta parceria como mais um avanço para a pesquisa em secretariado e que todos, principalmente a pesquisa no secretariado, são beneficiados.