A Comissão Organizadora do V Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo, por meio de seu Comitê Científico, torna pública a abertura do processo de seleção e avaliação de propostas de minicursos a serem oferecidos no Evento, conforme as condições contidas neste Edital.

1. INFORMAÇÕES GERAIS

  • Os minicursos ocorrerão no dia 28 de setembro de 2017, das 14h às 17h.
  • Cada participante disporá de uma sala e de um projetor multimídia para apresentar seu minicurso. Contudo, cada ministrante deverá levar seu próprio laptop.
  • Para os casos em que serão necessários a impressão de material de apoio, esses deverão ser enviados até o dia 15 de setembro de 2017, pelo e-mail prof.fernandogomes@usjt.br com cópia para enasec@abpsec.com.br
  • 2. DA PROPOSTA
  • A submissão das propostas de minicursos deverá ser realizada por meio do envio da proposta para o Comitê Científico no e-mail: comitecientifico@abpsec.com.br
  • A submissão deverá ocorrer através do envio da ficha de inscrição (clique aqui para acessar o arquivo), e do envio de um plano de curso, contendo:
    • Título;
    • Objetivos do curso;
    • Justificativa (relação com a temática do evento e/ou área científica secretarial);
    • Referencial teórico;
    • Procedimentos didático-metodológicos;
    • Referências bibliográficas.
  • Não serão aceitas as propostas de minicurso em formato word, dotx, docx, rtf, zip, e qualquer outro que não seja PDF.
  • O Minicurso deverá ter carga horária de 3 horas, com intervalo de 15 minutos.

3. DAS INSCRIÇÕES

  • As inscrições das propostas de minicursos deverão ocorrer até 20/06/2017. Prorrogado até 03 de julho.

  • As propostas dos minicursos deverão ter relação com o tema geral do evento: Pesquisa e Formação Acadêmica Em Secretariado: Continuidades, Descontinuidades, Perspectivas e Desafios e/ou área científica secretarial.

  • A inscrição para oferta de Minicurso deverá ser apresentada por ao menos um e, no máximo, três proponentes com titulação mínima de graduado.
  • Cada ministrante poderá inscrever apenas uma proposta de minicurso.

4. CRITÉRIOS DE ACEITAÇÃO E AVALIAÇÃO DE MINICURSOS

A Comissão de avaliação dos minicursos avaliará as propostas que deverão atender aos seguintes critérios:

a) abrangência e relação do conteúdo com a temática do V Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo e/ou a área científica secretarial;

b) clareza e articulação dos conceitos e ideias;

c) apresentação de conteúdos atuais na proposta;

d) obediência às normas de submissão de minicursos.

5. DA PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS

  • As propostas de minicursos serão avaliadas pelo comitê científico até o dia 20/07/2017.
  • A Divulgação dos resultados será feita no site da Abpsec até o dia 25/07/2017
  • Após a aprovação dos minicursos, os seus proponentes deverão confirmar sua participação no evento, impreterivelmente, até o dia 10/08/2017, para que possam ser realizadas as inscrições gratuitas.

OBS: A comissão organizadora do evento não irá custear as despesas com passagem e hospedagem dos ministrantes dos minicursos. No entanto, esses serão dispensados da taxa de inscrição.

6. CASOS OMISSOS

  • Caberá à Comissão Organizadora avaliar casos omissos e situações não previstas neste Edital.

Mais informações podem ser obtidas com a ABPSEC, pelo e-mail enasec@abpsec.com.br

 

São Paulo, 19 de abril de 2017.

 

RESULTADO DAS PROPOSTAS DE MINICURSO PARA O 5º ENASEC

Os minicursos ocorrerão simultaneamente no dia 28.09.2017, das 14h às 17h30. Portanto, você deverá escolher apenas 01 (uma) opção.

MINICURSO

MINISTRANTES

APRESENTAÇÃO

COLETA DE DADOS PARA FINS CIENTÍFICOS OU ADMINISTRATIVOS ATRAVÉS DE FORMULÁRIOS ONLINE.

Cibelle Santiago/UFPB

Raul Paes/UFPA

Instruir os participantes acerca do uso de formulários online para a coleta de dados primários, definir e contextualizar a contribuição, vantagens e desvantagens dos formulários online para a educação, atividades administrativas secretariais e para a coleta de dados para produções científicas, além de comparar e desenvolver na prática os recursos dos formulários: Google Docs, SurveyMonkey e JotForm.

 

PADRONIZAÇÃO E NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS: DOS DESAFIOS À PRÁTICA.

Fernanda Cristina Sanches/UNIOESTE

Fabricio Stocker/USP

Configuração prática de trabalhos acadêmicos e científicos utilizando-se das ferramentas do programa Microsoft Office Word®, com base na normalização vigente da ABNT.

 

 

METODOLOGIA DE PESQUISA PARA O SECRETARIADO SOB A ÓTICA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS.

Katia Denise Moreira/UFSC

Apresentar a estrutura metodológica básica para a construção de um trabalho científico sob a ótica das Ciências Sociais Aplicadas, buscando desenvolver competências para estruturar um trabalho científico metodologicamente coerente.

 

PENSAR O AGIR POR MEIO DA LINGUAGEM: DOS GÊNEROS TEXTUAIS À PRÁTICA PROFISSIONAL

Emily Caroline da Silva/USP

Suélen Maria Rocha/USP

Objetiva propor uma reflexão crítica sobre pensar o agir por meio da linguagem, observando, como a linguagem torna possível a interação, a estruturação do pensamento, o compartilhamento de representações, e como integrar tais reflexões na formação dos alunos de secretariado, de maneira a instrumentalizá-los para fazerem um uso mais consciente dos gêneros textuais orais e escritos em seu contexto de atuação.

 

ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA PARA O SECRETARIADO

Jéssica Silva Alves; Iranilza Cinesio Gomes Felix; Maika Bueque Zampier/UFPB

Orientar os participantes sobre a importância da elaboração dos projetos de pesquisa na área de secretariado, oferecer aporte teórico e técnicas de elaboração de projetos de pesquisa e por fim, instigar o interesse dos participantes pela pesquisa acadêmica voltadas para o secretariado.

 

INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DA ABNT E ALGUMAS QUESTÕES SOBRE PLÁGIO

Anna Clara Arcanjo Fonseca /UFV

Isabela Luiza Pereira Meireles/UFV

 

Laura Carraro Oliveira/UFV

Apresentar as principais normas de formatação de trabalhos científicos da ABNT e ressaltar a importância de sua aplicação para a formatação de documentos e para o resguardo do direito do autor.

 

O CURRÍCULO LATTES NA VIDA ACADÊMICA: CADASTRAR, BUSCAR OU ATUALIZAR?

Eduardo César Pereira Souza/UNICSUL

Visa abordar a Plataforma Lattes, demonstrar as funcionalidades do Currículo Lattes e destacar a necessidade de manutenção e gestão do CV.

 

ENTENDENDO A CONSULTORIA SECRETARIAL

Chussy Karlla Souza Antunes; Vanessa Rocha da Silva/UFPE

Busca apresentar subsídios teóricos sobre a atividade de consultoria na área secretarial, buscando atender aos questionamentos comuns entre os profissionais da área: O que é uma consultoria secretarial? O que faz uma consultoria secretarial? Podemos oferecer consultoria secretarial às organizações?

 

LIDERANÇA APLICADA À PESQUISA SECRETARIAL

Keila Raquel Wenningkamp/UNIOESTE

Objetiva lançar reflexões acerca da importância das atitudes de liderança em todas as organizações, apontar a presença e a importância da liderança no contexto da pesquisa em Secretariado Executivo bem como, fomentar atitudes de liderança para o avanço da pesquisa Secretarial.