O 2º Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo - ENASEC – foi realizado pelo curso de Secretariado Executivo da Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, sob a coordenação geral da profa. Daniela Giareta Durante. Aconteceu entre os dias 20 e 22 de outubro de 2011.

Teve como tema “A evolução da profissão por meio da pesquisa” com o objetivo central de reunir docentes, acadêmicos e profissionais do Secretariado para debater a investigação científica no processo evolutivo da profissão e também promover a própria pesquisa no meio.

A programação contemplou conferências, minicursos, mesas coordenadas, painel, reunião dos docentes, comunicações e sessão de pôsteres, além de coquetel de abertura e jantar de confraternização. Culminou com a publicação do livro Pesquisa em Secretariado: cenários, perspectivas e desafios, pela editora UPF, em 2012. A ideia surgiu durante a realização da mesa sobre pesquisa, com o intuito de ampliar o debate acerca do tema. Os capítulos que compõem a obra estão intimamente ligados aos objetivos do 2º ENASEC. Discutem o contexto atual da pesquisa, caminhos da pesquisa, identidade científica, pesquisa aplicada e interdisciplinar, objeto de estudo, linhas de pesquisa, estratégias e perspectivas da pesquisa em Secretariado e, desafios a serem superados pela área afim de promover a evolução teórica e conceitual.

Em sua segunda edição, o ENASEC já começou a se consolidar como uma referência de estímulo e compartilhamento de pesquisas em Secretariado no Brasil. Reuniu mais de 300 participantes, entre docentes, coordenadores de curso, estudantes, profissionais da área, representantes de entidades, oriundos de todas as regiões do país.