Carla Maria Schmidt

Pós-Doutora em Administração pela FURB (2014). Doutora em Administração pela FEA/ USP (2010) e Mestre em Administração pela FURB (2006). Possui Graduação em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2003). Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, atuando no curso de Graduação em Secretariado Executivo e nos cursos de Pós-Graduação: Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio;  Mestrado em Ciências Ambientais e Coordenadora do Curso de Especialização em Assessoria Executiva. Líder do Grupo de Pesquisa em Secretariado (GPSEB) da Unioeste. Vice-Presidente da ABPSEC Gestão 2015/2017. Desenvolve pesquisas nas áreas de Administração e Secretariado com ênfase em Redes, Ações Coletivas e Empreendedorismo.

 

 

 

 

Caroline de Fátima Matiello Vaz

Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2014). Especialista em Assessoria Executiva pela Universidade de Passo Fundo (2011). Possui graduação em Secretariado Executivo Bilíngue (2009) pela mesma instituição. Professora Assistente II no curso de Secretariado Executivo da Universidade de Passo Fundo e Coordenadora da Especialização em Assessoria Executiva. Eleita membro do Conselho Fiscal Efetivo da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado. Editora científica do periódico Secretariado Executivo em Revist@. Pesquisadora de temas relacionados ao Secretariado Executivo. Possui experiência nas áreas de Comunicação, Cerimonial e Protocolo.

 

 

 

Cibele Barsalini Martins

Professora na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Doutora e Mestre em Administração pelo Programa de pós graduação em Administração da Universidade Nove de Julho. Especialista em Qualidade nas Organizações, graduada em Administração pela Universidade Nove de Julho e graduada em Secretariado Executivo pela Universidade São Judas Tadeu. Atuou como Coordenadora Nacional do Curso de Secretariado Executivo, professora adjunta na Universidade Paulista (2004 a 2010), professora na Universidade Nove de Julho (2000-2003 e 2011-2014). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado - ABPSEC (gestão 2013-2015). É editora científica da Revista Gestão e Secretariado e Líder do grupo de Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado.

 

 

 

Chussy Karlla Souza Antunes

Mestrado em Gestão Pública - UFPE; Especialista em Planejamento Educacional e Administração Escolar - UFPE; Especialista em Ciência Política: Teoria e Prática Política no Brasil - UNICAP; Secretária Executiva - ESURP; Membro Ad Hoc da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Secretariado Executivo - MEC/ENADE; Avaliadora Ad Hoc de Cursos Superiores -MEC/INEP. Membro do Conselho Fiscal da ABPSEC - Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado. Professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Lidera o grupo de pesquisa OLASEC - Observatório Latino-Americano de Secretariado. Atualmente desenvolve pesquisas com ênfase em: Atividade de Consultoria Secretarial; e Atuação do Secretario Executivo na América Latina.

    

 

 

Débora Carneiro Zuin

Doutora (PhD) em Estudos Organizacionais pela University of Edinburgh Business School, UK (2012), mestre (MSc) em Languages and European Marketing - pela Edinburgh Napier University, UK (2001) e bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Tem experiência profissional em empresas de pequeno e médio porte, bem como em multinacional onde trabalhou no exterior por 4 anos. É professora adjunto da Universidade Federal de Viçosa (UFV) desde 2003 e atual coordenadora do curso de Secretariado Executivo, onde atua em diversas pesquisas nas áreas de Estudos Organizacionais e Secretariado Executivo.

 

 

 

 

 

Ednilse Maria Willers

Secretária Executiva (DRT/PR:961/1999). Doutora e Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Graduada em Secretariado Executivo pela Unioeste. Professora Adjunto da Unioeste, Campus de Toledo, curso de Secretariado Executivo, nível bacharelado, desde 1999. Foi Coordenadora do Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Assessoria Executiva (2008/2009). Coordenadora de Estágio Supervisionado Curricular do curso de Secretariado Executivo (2007/2010). Membro da Comissão Assessora de Avaliação da área de Secretariado Executivo para o ENADE/INEP/MEC desde 2006. Membro da SETI/PR para avaliação in loco do curso de Graduação em Secretariado Executivo. Atua nas áreas de Secretariado Executivo e de Economia Regional. Professora membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC), do Grupo de Pesquisa em Secretariado Executivo (GPSEB) e do Grupo de Pesquisa em Agronegócio e Desenvolvimento Regional (GEPEC). Possui 5 capítulos de livro e 2 livros publicados. Foi Pró-Reitora de Planejamento (PROPLAN), na Unioeste de junho/2014 a dezembro/2015.


 

 

 

Emiliano Pontes

Mestrando (2015-2017) na linha de pesquisa Organizações, Estratégia e Sustentabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) (modalidade: mestrado acadêmico) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-graduando (2016-2017) em Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Bacharel (2010-2014) em Secretariado Executivo pela UFC. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo (GEPES) da UFC, com certificação pelo CNPq. Pesquisador de temas relacionados ao Secretariado Executivo e aos Estudos Organizacionais.

 

 

 

Josmary Karoline Demko Alves

Consultora de Gestão na FALCONI com atuação no controle de despesas, custos e receitas além de redesenho de processos. Mestre em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas - EBAPE/FGV-RJ. Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Membro do Conselho Consultivo da Revista Expectativa e do Grupo de Pesquisa em Secretariado Executivo Bilíngue (GPSEB) da UNIOESTE.

  

 

 

Juliana Hortelã Pedrone Valério

Mestranda em Letras/ Linguística - Linha de pesquisa Texto e Discurso da Universidade Estadual de Maringá. Bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue pela UNESPAR-FECEA - Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana (2007). Especialista em Gestão Estratégica de Empresas (2010), e também Docência no Ensino Superior (2012), ambas pelo Instituto Paranaense de Ensino. Atualmente se dedica em pesquisas nas áreas de Estudos Linguísticos e Estudos do Secretariado Executivo. Trabalha especificamente desenvolvendo pesquisas em Análise do Discurso de linha francesa, utilizando essa teoria para contribuir nos estudos epistemológicos em Secretariado. Sendo assim, possui como tema de dissertação "UMA ANÁLISE ARQUEGENEALÓGICA SOBRE AS PRODUÇÕES DISCURSIVAS DE UM SABER EM FORMAÇÃO NO/DO SECRETARIADO". Essa pesquisa visa analisar a regularidade discursiva sobre o discurso científico no/do Secretariado. É integrante dos grupos de estudos: Grupo de Estudo Foucaultianos GEF-UEM e Grupo de Estudo em Secretariado Executivo Trilíngue - GESET-UEM. É Professora Assistente colaboradora do Departamento de Letras Modernas (DLM) - curso de Secretariado Executivo Trilíngue na Universidade Estadual de Maringá.

  

 

 

Maria do Carmo Assis Todorov

Mestre em Administração – Gestão de Projetos. Especialista em Informática em Educação e Formação de Docentes para o Ensino Superior. Bacharel em Administração e Tecnóloga em Secretariado. Gestora Editorial da Revista Gestão e Secretariado (GESEC). Secretária há mais de 30 anos. Foi professora do Curso de MBA em Gestão Pública e Gestão de Negócios da Uninove. Professora de Técnicas Secretariais por mais de 15 anos, no Instituto Monitor. Autora do Capítulo “O profissional de secretariado e a sustentabilidade”, do Livro Excelência no secretariado.

 

 

 

Patrícia Stafusa Sala Battisti

Graduada em Secretariado Executivo Bilíngue pela UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Mestre em Linguística Aplicada pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas/SP) e Doutora em Administração pela UP (Universidade Positivo) em Curitiba/PR. Professora Adjunta da UNIOESTE no Curso de Graduação em Secretariado Executivo e na Pós-Graduação na Especialização em Assessoria Executiva. Membro dos Grupos de Pesquisa: Inovação e Sustentabilidade (UP/Curitiba/PR) e em Secretariado Executivo (GPSEB/Toledo/PR). Sócia fundadora da ABPSEC (Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado Executivo). Atualmente seus principais interesses de pesquisa são: Internacionalização, Incubadoras de empresas e Consultoria Organizacional.

 

 

 

Tokiko Ishihara

Professora Doutora do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutora pela Universidade de Paris X. Área de pesquisa em análise do discurso e ensino. Foi professora de português para estrangeiros na Faculdade de Letras de Besançon, França.