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CHAMADA DE TRABALHOS

ABPSEC – Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado > III ENASEC > CHAMADA DE TRABALHOS

O 3º ENASEC – JOÃO PESSOA configurou-se como um evento Técnico-Científico por envolver atividades relacionadas a publicação de trabalhos científicos entre profissionais do ensino superior e pesquisa relacionados à área de Secretariado Executivo.

Critérios de Julgamento:

Os professores, membros do Comitê Científico, fariam a seleção dos trabalhos submetidos a partir dos critérios listados abaixo:

  • Contribuições do estudo ao avanço do conhecimento secretarial;
  • Relevância às temáticas propostas, evidenciando pertinência aos objetivos do evento;
  • Contemplação de pesquisa empírica na área secretarial e seus resultados;
  • Consistência teórica; pontuando as principais questões que norteiam o trabalho;
  • Harmonia entre questões e abordagens teóricas, apresentando domínio teórico-argumentativo que evidencie a consistência do trabalho;
  • Clareza e Coesão do trabalho; revelando precisão, correção e estilo do texto.

Cada trabalho seria avaliado por pelo menos dois membros do comitê. O encaminhamento e avaliação dos trabalhos se daria pelo Blind Review, ou seja, sem a identificação dos autores.

Normas para submissão do trabalho completo:

  • O trabalho completo deveria ser enviado apenas por quem teve trabalho aceito para apresentação no III ENASEC em quaisquer de suas modalidades (comunicação oral, pôsteres e minicursos), além dos palestrantes e debatedores convidados;
  • Os trabalhos completos deveriam ser enviados para o e-mail da Comissão Científica do Evento ([email protected]), obedecendo às normas abaixo especificadas e, exclusivamente, no período de 01 a 30 de julho de 2013;
  • Os trabalhos dos apresentadores de comunicação oral, pôsteres e minicursos seriam avaliados e somente seriam publicados nos anais se fossem aprovados pela Comissão Científica e estivessem de acordo com as normas estabelecidas para publicação;
  • Os trabalhos dos palestrantes e debatedores eram de sua inteira responsabilidade e estariam previamente aceitos para publicação nos anais do evento. No entanto, seriam avaliados no que diz respeito à obediência às normas estabelecidas para publicação.

O trabalho completo deveria obedecer às normas abaixo especificadas:

  • Grupo de trabalho: informar para qual grupo de trabalho o autor estava submetendo o trabalho;
  • Título: letras maiúsculas, centralizado na página;
  • Autoria: nome completo, instituição e e-mail do(s) autor(es), alinhado à esquerda da página;
  • Resumo: entre 200 e 300 palavras, justificado na página. O texto deveria contemplar objetivos, problemática, justificativa, abordagem teórica, metodologia e principais conclusões.;
  • Palavras-chave: três, separadas por ponto;
  • Abstract, résumé ou resumen;
  • Keywords, mots-clés, palabras-claves;
  • Texto contendo:
    • Introdução: constar apresentação do tema, objetivos, problemática, justificativa, menção ao aporte teórico-metodológico utilizado: nome e ano dos principais autores consultados e os procedimentos de investigação. Explicitar ainda a maneira como o trabalho está estruturado;
    • Referencial Teórico: discorrer em torno do aporte teórico utilizado para fundamentar o estudo;
    • Procedimentos Metodológicos: detalhar todos os métodos e técnicas de pesquisa utilizados na realização do estudo;
    • Resultados e discussão: apresentar os dados e resultados obtidos interpretando-os a luz do referencial teórico. Podem ser usadas ilustrações para complementar as explicações desde que não repitam os dados já descritos no texto;
    • Considerações Finais: deixar claro o que se obteve com os objetivos delineados e a investigação realizada, além de apresentar as contribuições do estudo para a área secretarial;
    • Referências: listar apenas as citadas no texto de acordo com as normas da ABNT.

Formatação Geral do Trabalho completo:

  • Papel: A4 (29,7 x 21 cm);
  • Editor de texto: word for windows;
  • Margens: superior: 3 cm, inferior: 2 cm, esquerda: 3 cm, direita: 2 cm;
  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12;
  • Espaçamento entre linhas: simples;
  • Parágrafo: justificado;
  • Número de páginas: mínimo de 8 (oito) e máximo de 16 (dezesseis), incluindo ilustrações, bibliografia e nota de final de texto (se houver);
  • Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito;
  • Ilustrações, tabelas e gráficos: toda forma de representação utilizada no trabalho deverá ser nomeada (título e origem) de acordo com as normas da ABNT vigentes. Usar Excel ou Power Point, vinculados ao Word, com texto em fonte Times New Roman, corpo 10;
  • Citações e referências bibliográficas: as citações deverão ser inseridas no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor da fonte, a data de publicação e o número de página (se for o caso), conforme normas da  ABNT. As referências bibliográficas completas do(s) autor(es) citado(s) deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com as normas da ABNT.

Após aprovados pelo comitê científico, os trabalhos completos seriam publicados em anais.

Normas para submissão de Minicursos:

As propostas de minicursos deveriam ocorrer no mesmo período de submissão de trabalhos (15/01/2013 a 30/03/2013) e deveriam contemplar conteúdos relacionados à temática do evento (conhecimento científico e novas tecnologias em secretariado) ou temas atuais para a área de Secretariado.

A submissão deveria ocorrer através do envio da ficha de inscrição, e do envio de um plano de curso, contendo:

  • Objetivos do curso;
  • Justificativa;
  • Exposição sobre o referencial teórico a ser utilizado (no mínimo 500 palavras);
  • Procedimentos didático-metodológicos;
  • Recursos materiais a serem utilizados (especificar quais os recursos e como pretende utilizá-los);
  • Referências bibliográficas;

As propostas de minicursos seriam avaliadas pelo comitê científico e os minicursos aceitos seriam divulgados no site do evento até o dia 01/05/2013;

Após a aprovação dos minicursos, os seus proponentes deveriam confirmar sua participação no evento, impreterivelmente, até o dia 08/05/2013, para que pudessem ser realizadas as inscrições;

Os autores dos minicursos também deveriam realizar sua inscrição no evento e teriam direito à submissão de um trabalho completo, para publicação nos anais, relacionado ao tema do minicurso.

OBS: A comissão organizadora do evento não iria custear as despesas com passagem e hospedagem dos ministrantes dos minicursos. No entanto, esses seriam dispensados da taxa de inscrição e teriam direito a submeter um trabalho completo para publicação nos anais.

Normas para submissão de resumos (modalidades Pôster e Comunicação Oral):

Submeter um resumo anônimo com um mínimo de 300 e máximo de 500 palavras, incluindo título em letras maiúsculas, centralizado e palavras-chave, que devem ser de (3) três, e vir separadas por ponto.

O resumo deveria conter, necessariamente, objetivos, abordagem teórica e metodologia e conclusão ou resultados, conforme as orientações que seguem:

  • Para a abordagem teórica, deveriam ser mencionados, no mínimo, os nomes dos autores consultados na investigação e áreas de conhecimento a que se filia o trabalho;
  • Para os procedimentos metodológicos, esperava-se que o resumo contivesse o tipo de investigação realizada (se de natureza quantitativa, qualitativa, aplicada, descritiva etc.), além de uma breve exposição dos procedimentos de investigação. Deveria mencionar ainda o corpus utilizado e o tratamento de análise que seria ou foi realizado (nas investigações de natureza teórica, deve-se mencionar como foi feita a análise dos autores – se análise de conteúdo, de discurso etc.);
  • No que se refere aos resultados, a) para os trabalhos em andamento: apresentar aqueles já obtidos ou previsão de resultados; e b) para os trabalhos já concluídos: apresentar resultados e conclusões finais. Esse procedimento se aplicava, inclusive, às investigações de natureza bibliográfica, nas quais se esperava que fossem apresentadas as considerações a respeito da pesquisa investigada, com índice de autoria;
  • O resumo deveria ser antecedido por uma folha de identificação, contendo: Título e Autoria: nome completo, instituição e e-mail dos autores e, por fim, informar para qual grupo de trabalho (GT) o autor estava submetendo o trabalho;

NÃO seriam submetidos à avaliação resumos fora das normas.

Instruções para a preparação do Pôster:

  • O pôster deveria ter 1,0 m de altura por 0,7 m de largura. Seria aceito apenas um pôster por trabalho;
  • Deveriam constar na estrutura do pôster: cabeçalho (título do trabalho evidenciado, nomes dos autores, nome do professor orientador (quando for o caso) e instituição onde o trabalho foi realizado), introdução, objetivos, embasamento teórico, metodologia, resultados e conclusão;
  • Caso o aluno seja bolsista de iniciação científica, era obrigatório indicar o programa a que estava vinculado;
  • Os pôsteres deveriam estar fixados em dia e horário estabelecidos previamente pela organização do evento, na programação publicada no site do evento.