A Comissão Organizadora do V Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo, por meio de seu Comitê Científico, torna pública a abertura do processo de seleção e avaliação de propostas de minicursos a serem oferecidos no Evento, conforme as condições contidas neste Edital.
- INFORMAÇÕES GERAIS
- Os minicursos ocorrerão no dia 28 de setembro de 2017, das 14h às 17h.
- Cada participante disporá de uma sala e de um projetor multimídia para apresentar seu minicurso. Contudo, cada ministrante deverá levar seu próprio laptop.
- Para os casos em que serão necessários a impressão de material de apoio, esses deverão ser enviados até o dia 15 de setembro de 2017, pelo e-mail [email protected] com cópia para [email protected]
- 2. DA PROPOSTA
- A submissão das propostas de minicursos deverá ser realizada por meio do envio da proposta para o Comitê Científico no e-mail: [email protected]
- A submissão deverá ocorrer através do envio da ficha de inscrição (clique aqui para acessar o arquivo), e do envio de um plano de curso, contendo:
- Título;
- Objetivos do curso;
- Justificativa (relação com a temática do evento e/ou área científica secretarial);
- Referencial teórico;
- Procedimentos didático-metodológicos;
- Referências bibliográficas.
- Não serão aceitas as propostas de minicurso em formato word, dotx, docx, rtf, zip, e qualquer outro que não seja PDF.
- O Minicurso deverá ter carga horária de 3 horas, com intervalo de 15 minutos.
- DAS INSCRIÇÕES
- As inscrições das propostas de minicursos deverão ocorrer até 20/06/2017. Prorrogado até 03 de julho.
- As propostas dos minicursos deverão ter relação com o tema geral do evento: Pesquisa e Formação Acadêmica Em Secretariado: Continuidades, Descontinuidades, Perspectivas e Desafios e/ou área científica secretarial.
- A inscrição para oferta de Minicurso deverá ser apresentada por ao menos um e, no máximo, três proponentes com titulação mínima de graduado.
- Cada ministrante poderá inscrever apenas uma proposta de minicurso.
- CRITÉRIOS DE ACEITAÇÃO E AVALIAÇÃO DE MINICURSOS
A Comissão de avaliação dos minicursos avaliará as propostas que deverão atender aos seguintes critérios:
- a) abrangência e relação do conteúdo com a temática do V Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo e/ou a área científica secretarial;
- b) clareza e articulação dos conceitos e ideias;
- c) apresentação de conteúdos atuais na proposta;
- d) obediência às normas de submissão de minicursos.
- DA PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS
- As propostas de minicursos serão avaliadas pelo comitê científico até o dia 20/07/2017.
- A Divulgação dos resultados será feita no site da Abpsec até o dia 25/07/2017
- Após a aprovação dos minicursos, os seus proponentes deverão confirmar sua participação no evento, impreterivelmente, até o dia 10/08/2017, para que possam ser realizadas as inscrições gratuitas.
OBS: A comissão organizadora do evento não irá custear as despesas com passagem e hospedagem dos ministrantes dos minicursos. No entanto, esses serão dispensados da taxa de inscrição.
- CASOS OMISSOS
- Caberá à Comissão Organizadora avaliar casos omissos e situações não previstas neste Edital.
Mais informações podem ser obtidas com a ABPSEC, pelo e-mail [email protected]
São Paulo, 19 de abril de 2017.
RESULTADO DAS PROPOSTAS DE MINICURSO PARA O 5º ENASEC
Os minicursos ocorrerão simultaneamente no dia 28.09.2017, das 14h às 17h30. Portanto, você deverá escolher apenas 01 (uma) opção.
MINICURSO | MINISTRANTES | APRESENTAÇÃO |
COLETA DE DADOS PARA FINS CIENTÍFICOS OU ADMINISTRATIVOS ATRAVÉS DE FORMULÁRIOS ONLINE. | Cibelle Santiago/UFPB
Raul Paes/UFPA |
Instruir os participantes acerca do uso de formulários online para a coleta de dados primários, definir e contextualizar a contribuição, vantagens e desvantagens dos formulários online para a educação, atividades administrativas secretariais e para a coleta de dados para produções científicas, além de comparar e desenvolver na prática os recursos dos formulários: Google Docs, SurveyMonkey e JotForm.
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PADRONIZAÇÃO E NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS: DOS DESAFIOS À PRÁTICA. | Fernanda Cristina Sanches/UNIOESTE
Fabricio Stocker/USP |
Configuração prática de trabalhos acadêmicos e científicos utilizando-se das ferramentas do programa Microsoft Office Word®, com base na normalização vigente da ABNT.
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METODOLOGIA DE PESQUISA PARA O SECRETARIADO SOB A ÓTICA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS. | Katia Denise Moreira/UFSC | Apresentar a estrutura metodológica básica para a construção de um trabalho científico sob a ótica das Ciências Sociais Aplicadas, buscando desenvolver competências para estruturar um trabalho científico metodologicamente coerente.
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PENSAR O AGIR POR MEIO DA LINGUAGEM: DOS GÊNEROS TEXTUAIS À PRÁTICA PROFISSIONAL | Emily Caroline da Silva/USP
Suélen Maria Rocha/USP |
Objetiva propor uma reflexão crítica sobre pensar o agir por meio da linguagem, observando, como a linguagem torna possível a interação, a estruturação do pensamento, o compartilhamento de representações, e como integrar tais reflexões na formação dos alunos de secretariado, de maneira a instrumentalizá-los para fazerem um uso mais consciente dos gêneros textuais orais e escritos em seu contexto de atuação.
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ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA PARA O SECRETARIADO | Jéssica Silva Alves; Iranilza Cinesio Gomes Felix; Maika Bueque Zampier/UFPB | Orientar os participantes sobre a importância da elaboração dos projetos de pesquisa na área de secretariado, oferecer aporte teórico e técnicas de elaboração de projetos de pesquisa e por fim, instigar o interesse dos participantes pela pesquisa acadêmica voltadas para o secretariado.
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INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DA ABNT E ALGUMAS QUESTÕES SOBRE PLÁGIO | Anna Clara Arcanjo Fonseca /UFV
Isabela Luiza Pereira Meireles/UFV
Laura Carraro Oliveira/UFV |
Apresentar as principais normas de formatação de trabalhos científicos da ABNT e ressaltar a importância de sua aplicação para a formatação de documentos e para o resguardo do direito do autor.
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O CURRÍCULO LATTES NA VIDA ACADÊMICA: CADASTRAR, BUSCAR OU ATUALIZAR? | Eduardo César Pereira Souza/UNICSUL | Visa abordar a Plataforma Lattes, demonstrar as funcionalidades do Currículo Lattes e destacar a necessidade de manutenção e gestão do CV.
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ENTENDENDO A CONSULTORIA SECRETARIAL | Chussy Karlla Souza Antunes; Vanessa Rocha da Silva/UFPE | Busca apresentar subsídios teóricos sobre a atividade de consultoria na área secretarial, buscando atender aos questionamentos comuns entre os profissionais da área: O que é uma consultoria secretarial? O que faz uma consultoria secretarial? Podemos oferecer consultoria secretarial às organizações?
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LIDERANÇA APLICADA À PESQUISA SECRETARIAL | Keila Raquel Wenningkamp/UNIOESTE | Objetiva lançar reflexões acerca da importância das atitudes de liderança em todas as organizações, apontar a presença e a importância da liderança no contexto da pesquisa em Secretariado Executivo bem como, fomentar atitudes de liderança para o avanço da pesquisa Secretarial.
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