E-mail [email protected]

Fanpage facebook.com/abpsec

Endereço Rua Tupi, 118 - Pacaembú - São Paulo - SP

IV ENASEC:

Pesquisa Secretarial: construção de conhecimento e sociedade.

 

Programação

14 de outubro de 2015 (quarta-feira)

Local: Anfiteatro do CESA (Centro de Estudos Sociais Aplicados) – UEL

15h – 17h30min – Credenciamento e entrega de materiais.

18h – Cerimônia de abertura (com apresentação formal das delegações e apresentação Cultural – Grupo de Taiko.

19h – Conferência de abertura: Pesquisa Secretarial – Construção de Conhecimento e Sociedade.

Conferencista:

Débora Carneiro Zuin

Possui doutorado (PhD) em Estudos Organizacionais pela Universityof Edinburgh Business School, UK (2012) – diploma revalidado pela Universidade Federal de Lavras, doutorado em Administração; mestrado (MSc) em LanguagesandEuropean Marketing pela Edinburgh Napier University, UK (2001) – diploma revalidado pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Administração e graduação em Secretariado Executivo pela Universidade Federal de Viçosa (1997). É professora adjunto da Universidade Federal de Viçosa e coordenadora do curso de Secretariado Executivo Trilíngue. Tem experiência na área de Secretariado Executivo, Administração e línguas estrangeiras, atuando principalmente em pesquisa nos seguintes temas: Estudos Organizacionais, Teoria do Processo de Trabalho, Secretariado Executivo, Sociologia do trabalho e das ocupações.

21h – Coquetel de abertura e LANÇAMENTO DE LIVROS – Saguão do Anfiteatro do CESA/UEL

15 de outubro de 2015 (quinta-feira)

Local: Salas do CESA (Centro de Estudos Sociais Aplicados) – UEL.

9h – 12h – Minicursos

13h30min – 18h – Apresentação de trabalhos científicos (Salas de aula do CESA)

Sessão 1 – das 13h30min às 15h30min

Intervalo: das 15h30min – às 15h50min

Sessão 2 – das 16h às 18h

18h –  19h – Apresentação dos pôsteres (CESA)

19h – Assembleia da ABPSEC (Anfiteatro do CESA)

19h – 22h City tour – (com pessoal do curso de Turismo da UNOPAR) – Ônibus da UEL (42 vagas) – Reserva de lugares Antecipada!

16 de outubro de 2015 (sexta-feira)

Local: Salas do CESA (Centro de Estudos Sociais Aplicados) – UEL.

9h – 12h – Minicursos (Salas de aula do CESA)

13h30min – Conferência:Os grupos de pesquisa em secretariado e o entrelace com as ciências sociais aplicadas.   Anfiteatro do CESA – UEL.

Conferencista:

Raimundo Nonato Júnior

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorando na Universidade Sorbonne – Paris III (École Doctorale Europe Latine/Amérique Latine) Atuante em projetos de pesquisa em parceria com França, Canadá, Argentina, Estados Unidos e Finlândia. Bacharel em Secretariado Executivo (UFC) e Geógrafo (UECE). Docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná. Coordenador do grupo de pesquisa &Gestão do Conhecimento nas Ciências Sociais Aplicadas, cadastrado no CNPq com as linhas Relações Internacionais Brasil/França/Canada; e & Epistemologias na Gestão do Conhecimento e nas Ciências da Assessoria. Coordenador do núcleo de estudos canadenses (NEC-UNICENTRO).

14h30min – 16h30min – Espaço para apresentação dos grupos de pesquisa, (coordenadores dos grupos de pesquisa, apresentação, metodologias de trabalhos, dificuldades, dentre outros assuntos.) Anfiteatro do CESA (Centro de Estudos Sociais Aplicados) -UEL

16h30min – 17h – Intervalo

17h – 19h- Mesa redonda: A consolidação do Secretariado Executivo como área do conhecimento e de pesquisa.

Conferencistas

Aline Cantarotti

Licenciada em Letras Português/Inglês, bacharel em Tradução e bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Estadual de Maringá. Especialista em Educação Profissional e EJA pelo Instituto Paranaense de Ensino. Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2007). Doutoranda em Estudos Linguísticos (Estudos da Tradução) pela Unesp – São José do Rio Preto. É professora assistente na Universidade Estadual de Maringá, do quadro efetivo de professores, ministrando disciplinas da área de língua inglesa nos cursos de letras e secretariado executivo. Atuou como coordenadora do curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade Estadual de Maringá de 2011 a 2014. Ministra cursos e palestras também na área de excelência da atuação do profissional de secretariado. Coordenou o Projeto de Pesquisa GESET – Grupos de Estudos do Secretariado Executivo Trilingue/UEM de 2010 a 2014. Eleita tesoureira da ABPSEC – Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado.Tem especial interesse pela área de ensino e aprendizagem de língua estrangeira, formação de professores, tradução com ênfase em tradução e ensino e pesquisa na área secretarial.

 

Carla Maria Schimidt

Pós-Doutora em Administração pela FURB (2014). Doutora em Administração pela FEA/ USP (2010) e Mestre em Administração pela FURB (2006). Possui Graduação em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2003). Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, atuando no curso de Graduação em Secretariado Executivo e nos cursos de Pós-Graduação: Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e Mestrado em Ciências Ambientais. Desenvolve pesquisas nas áreas de Administração, Economia e Secretariado com ênfase em Redes, Ações Coletivas e Empreendedorismo.

Clandia Maffini Gomes

Possui formação em nível de Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (1987), de Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2000), de Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo – FEA/USP com Estágio Doutoral na BocconiUniversity em Milão, Itália (2007), de Pós-Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo – FEA/USP (2011-2014) e de Aperfeiçoamento na Metodologia do Estudo de Caso na Harvard University (2011-2012). Atualmente exerce as funções de Professora Adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM, Coordenadora Operacional do Curso de Doutorado Interinstitucional em Administração da FEA/USP em convênio com a Universidade Federal de Santa Maria e a UNIPAMPA (DINTER/CAPES), Pesquisadora Bolsista de Produtividade (PQ2/CNPq), Consultora Ad-hoc da CAPES/MEC, Consultora Ad-hoc do Instituto de Pesquisas Educacionais INEP/MEC e Consultora Ad-hoc da Secretaria de Ciência e Tecnologia SETEC/MEC.

 Mediadora da mesa:

Cibele Barsalini Martins

 Professora na Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (desde maio de 2014). Doutora (2013) e Mestre (2004) em Administração pelo Programa de pós graduação em Administração da Universidade Nove de Julho. Especialista (2001) em Qualidade nas Organizações (Lato-sensu), graduada (2002) em Administração pela Universidade Nove de Julho e graduada (1997) em Secretariado Executivo pela Universidade São Judas Tadeu. Atuou como Coordenadora Nacional do Curso de Secretariado Executivo Bilíngue, professora adjunta na Universidade Paulista (2004 a 2010) e professora na Universidade Nove de Julho. É editora científica da Revista Gestão e Secretariado e Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado – ABPSEC.

  RESUMO DA PROGRAMAÇÃO

   Período/Dia        Quarta (14/10)        Quinta (15/10)             Sexta (16/10)
       Manhã    9h – 12h – minicursos       9h – 12h – minicursos
       Tarde    15h – Credenciamento

18h – Cerimônia de Abertura

 13h30min – 18h – Apresentação de trabalhos científicos

18 às 19h –  Apresentação pôsteres.

       13h30min –  Conferência

14h30min – 16h30min Apresentação dos grupos de pesquisa. Coordenadores, metodologias, dificuldades

16h30min – 17:00 intervalo

        Noite    19h – Conferência de Abertura

21h – Coquetel de abertura e Lançamento de Livros

   19h – Assembléia da ABPSEC

19h – 22h City tour

         17h – Mesa redonda

19h – Premiação dos 3 Melhores Trabalhos e Escolha da sede do V ENASEC

20h – Coquetel de Encerramento