E-mail [email protected]

Fanpage facebook.com/abpsec

Endereço Rua Tupi, 118 - Pacaembú - São Paulo - SP

Veja os minicursos que o nosso evento trás para você! – Inscrições Esgotadas!

  • A análise do discurso e suas aplicações
  • A escrita científica no âmbito do secretariado executivo
  • Cognição, desenvolvimento humano e aprendizagem
  • Elaboração e tabulação de questionários on-line 
  • Gestão da informação e do conhecimento
  • Grupo focal e entrevista – instrumentos de abordagem qualitativa
  • Metodologias ativas de aprendizagem aplicadas às disciplinas secretariais
  • O processo editorial de revistas científicas
  • Pesquisa quantitativa 
  • Práticas inovadoras da sala de aula do século XXI 
  • Técnicas de oratória
  • Tradução para secretariado – relações entre teoria e prática
  • Uso de softwares em pesquisa secretarial (coleta e análise de dados)
  • Zotero: A ferramenta de gerenciamento de bibliografia

ZOTERO – A FERRAMENTA DE GERENCIAMENTO DE BIBLIOGRAFIAS

Manutenção de bases de referência bibliográfica e sua integração com ferramentas de edição / sites. Gerenciadores de referências. Instalação do Zotero e plug-ins; configuração e sincronização da ferramenta. Inserção/atualização de referências em editores de texto.

Paula Padial Fuzaro

Mestranda em Ciência da Informação pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Secretariado Executivo pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Master of Business Administration – MBA em Assessoria Executiva pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pedagoga pela Universidade Estadual de Maringá – (UEM). Atualmente, é Professora Colaboradora / Auxiliar A Esp-CRES do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Londrina (ADM/UEL) ministrando aulas para os cursos de Secretariado Executivo e Administração de Empresas. É membro do Grupo de Pesquisa – Gestão do Conhecimento nas Ciências Sociais Aplicadas – UNICENTRO. Tem experiência na área administrativa, com ênfase em Secretariado Executivo, atuando nas áreas de: recursos humanos; administração financeira; gestão organizacional; empreendedorismo; comunicação empresarial e tecnologias da informação. Pesquisadora nas áreas de ciência da informação, gestão do conhecimento, secretariado executivo e educação.

PESQUISA QUANTITATIVA

Abordagem quantitativa; características da abordagem quantitativa; tipos de instrumentos mais empregados em pesquisas de cunho quantitativo;

Thais Accioly Baccaro

Doutora em Administração de Organizações pela FEARP-USP. Mestre em Administração de Organizações pela FEARP – USP, Professora e Pesquisadora da Universidade Estadual de Londrina, dos cursos de Administração e Secretariado Executivo.

COGNIÇÃO, DESENVOLVIMENTO HUMANO E APRENDIZAGEM

Métodos cognitivos de desenvolvimento e de aprendizagem; Processos de aprendizagem. Estratégias para melhor ensinar e, por conseguinte, melhor de se apreender os conteúdos.

Maurênia Nielsen

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina. Especialização em Psicopedagogia Escolar e Clínica, Educação Especial, Educação à Distância e Saúde Mental, Professora Pedagoga Servidora Pública da Secretaria de Estado da Educação do Paraná e Pedagoga na Universidade Estadual de Londrina Paraná. Estudos, pesquisas e experiência profissional concentrados na área da Educação, nas modalidades do Ensino Básico, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Profissionalizante, Ensino Superior e Saúde Coletiva.

GRUPO FOCAL E ENTREVISTA – INSTRUMENTOS DE ABORDAGEM QUALITATIVA

Estratégias de pesquisa por meio de entrevista e grupo focal; instrumentos de abordagem qualitativa (roteiro de entrevista estruturado e semiestruturado); roteiro para grupo focal; TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido); Técnicas de grupo focal (áudio, vídeo); Análise de entrevistas e grupos focais;

Lisiane Freitas de Freitas

Professora e Coordenadora do Curso de Secretariado Executivo da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Possui graduação em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual de Londrina (1998). Especialização em Consultoria Empresarial pela (FACCAR) em 1999. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2013). Doutoranda do Programa de Doutorado em Estudos da Linguagem da UEL (2014). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Secretariado Executivo, atuando principalmente nos seguintes temas: técnicas secretariais; metodologia de pesquisa; didática no ensino superior; coordenação e orientação de estágio supervisionado; cerimonial e protocolo; eventos. Além disso, desenvolve estudos na área de Leitura aplicada; formação de leitores; e crítica genética.

 

ELABORAÇÃO E TABULAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS ON-LINE

Elaboração de formulários de pesquisa (questionários) por meio do google docs. Principais ferramentas do googledocs; Configuração e editoração de textos (perguntas); Perguntas abertas e fechadas; Perguntas com múltiplas respostas; Tabulação de dados pelo google docs.

Douglas dos Santos Chanan

Doutorando no Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEL-UEM, sou graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2003) e mestre em Ciências da Educação – Tecnologia Educativa pela Faculdade de Motricidade Humana – Universidade Técnica de Lisboa (2008). Fui bolsista do Programa Erasmus Musdus EUROMIME, com passagem pela UNED e Universidade de Poitiers. Atualmente sou técnico administrativo da Universidade Estadual de Londrina, atuando junto ao Laboratório de Tecnologia Educativa (LABTED) e ao Núcleo de Educação a Distância (NEAD). Tenho experiência na área de Educação, Tecnologia Educativa com ênfase em Educação à Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino aprendizagem, tecnologia educativa e suas ferramentas, educação física, educação a distância e facilitadores.

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO

Organizações do conhecimento: contextualização, conceitos, características. O valor da informação e do conhecimento nas organizações: cultura e comportamento informacional. Uso da informação: necessidades, buscas e modelos de uso da informação. Gestão do conhecimento organizacional: modelos, fontes e profissionais do conhecimento.

Leticia Gorri Molina

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1993), graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (2003) e mestrado pela UNESP/Marília, com título Portais Corporativos: tecnologias de informação e comunicação aplicadas à gestão da informação e do conhecimento em empresas de tecnologia de informação. Doutora do programa de pós-graduação em Ciência da Informação da UNESP/Marília, com tema: Memória Organizacional e a constituição de Bases de Conhecimento. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: informação para negócios, prospecção informacional, tecnologia da informação e comunicação para gestão da informação e do conhecimento, monitoramento informacional e inteligência competitiva. Docente do departamento de Ciência da Informação da UEL, atua como secretária do APL de TI de Londrina e região.

 

TRADUÇÃO PARA SECRETARIADO – RELAÇÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA

Aline Cantarotti

Licenciada em Letras Português/Inglês, bacharel em Tradução e bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Estadual de Maringá. Especialista em Educação Profissional e EJA pelo Instituto Paranaense de Ensino. Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2007). Doutoranda em Estudos Linguísticos (Estudos da Tradução) pela Unesp – São José do Rio Preto. É professora assistente na Universidade Estadual de Maringá, do quadro efetivo de professores, ministrando disciplinas da área de língua inglesa nos cursos de letras e secretariado executivo. Atuou como coordenadora do curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade Estadual de Maringá de 2011 a 2014. Ministra cursos e palestras também na área de excelência da atuação do profissional de secretariado. Coordenou o Projeto de Pesquisa GESET – Grupos de Estudos do Secretariado Executivo Trilingue/UEM de 2010 a 2014. Eleita tesoureira da ABPSEC – Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado.Tem especial interesse pela área de ensino e aprendizagem de língua estrangeira, formação de professores, tradução com ênfase em tradução e ensino e pesquisa na área secretarial.

TÉCNICAS DE ORATÓRIA

Fábio Chalela

Graduação em Teologia na FTSA\UEL, pós-graduação em Gestão com Pessoas na Cesumar, especializações em Teatro, Vendas por telefone, Atendimento ao público, Psicologia da venda, Oratória, Dramatização comercial, Neurociência aplicada ao dia-a-dia, Life Coach, Gestão de imagem e PNL (Programação Neuro Linguística).

 

A ESCRITA CIENTÍFICA NO ÂMBITO DO SECRETARIADO EXECUTIVO

Lucas Freitas de Freitas

Doutorando em Bioengenharia pela USP. Mestre em Ciências com ênfase em Bioengenharia (USP). Bacharel em Biomedicina (UEL). Atualmente é bolsista (modalidade sanduíche) no Wellman Center ofPhotomedicine – Harvard Medical School (Boston).

METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM APLICADAS ÀS DISCIPLINAS SECRETARIAIS

Fernando Aguiar Camargo

Mestrando em Administração de Empresas com Ênfase em Finanças; Pós Graduado em Assessoria Executiva; Graduado em Secretariado Executivo Trilíngue. Secretário Executivo (acumulando a função de Gerente Administrativo Financeiro) na Track& Field. Diretor Adjunto do Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de São Paulo (SINSESP). Professor do Curso de Secretariado na Faculdade Sumaré (lecionando Técnicas Secretariais I e II e Gestão Secretarial). Palestrante e Instrutor de cursos no segmento secretarial. Membro do Comitê Estratégico de Educação do Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de São Paulo (SINSESP) e Membro do InternationalAssociationofAdministrativeProfessionals (IAAP). Coautor do Livro Excelência no Secretariado, sendo um dos capítulos: O Homem e o Secretariado.

PRÁTICAS INOVADORAS DA SALA DE AULA DO SÉCULO XXI

Práticas inovadoras com uso das Tecnologias em sala de aula;

Leonardo Neves Corrêa

Mestre em “Estudos da Linguagem” pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Possuí graduação em Letras Estrangeiras Modernas, com habilitação em língua e literatura inglesa, pela mesma universidade. Como graduando, participou de diversos projetos de ensino e pesquisa, dentre eles: “Democracia Deliberativa e o Papel das Universidades Públicas” (UEL/Kettering Foundation), “Identidade e participação em Comunidades de Prática: Uma Análise do ENFOPLI” (CNPq) e “Formadores em Rede” (CNPq). Atualmente desenvolve pesquisas na área de formação de professores de línguas estrangeiras no contexto de ensino inclusivo e atua como professor colaborador no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas na UEL. Tem interesse pelos seguintes temas: formação de professores, cidadania, democracia, inclusão, novas tecnologias, comunidades de prática. 

O PROCESSO EDITORIAL DE REVISTAS CIENTÍFICAS

Requisitos para editoração de revistas científicas (eletrônicas); noções básicas de plataformas de editoração eletrônica de revistas científicas; Qualis Capes;

IVAN DE SOUZA DUTRA

Possui doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA-USP, Brasil; mestrado em Administração pelo PPA-UEL/UEM – Universidade Estadual de Londrina, Brasil; graduação em Administração pela Faculdade Paranaense (Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Rolândia) – FACCAR, Brasil. Professor Adjunto da Universidade Estadual de Londrina – UEL, Brasil, do Departamento de Administração. Professor e orientador do Programa de Pós-Graduação em Administração, nível mestrado acadêmico, da Universidade Estadual de Londrina – PPGA-UEL, Brasil. Editor-chefe e Presidente do Conselho Editorial da revista Organizações e Sustentabilidade (OS) – ISSN 2318-9223. Coordenador do PPGA-UEL. Principais interesses de estudos nos temas de: Redes e Relações Organizacionais, Governança Supraorganizacional e Sustentabilidade; Modelos Organizacionais nas Fronteiras da Administração.

 

USO DE SOFTWARES EM PESQUISA SECRETARIAL (COLETA E ANÁLISE DE DADOS)

Softwares de coleta e análise de dados quantitativos e qualitativos; aplicabilidade e conveniência;

RODRIGO DE ANDRADE LOPES

Executivo da área de gerenciamento de TIC – Tecnologia de Informação e Comunicação e projetos, com larga experiência em gestão de negócios;
Mestrando em Ciência da Computação pela UEL – Universidade Estadual de Londrina, Pós-Graduado em MBA Major: Gerenciamento de Projetos pela ISAE – FGV, Fundação Getúlio Vargas, Pós-Graduado em Engenharia de Software e Banco de Dados pela UEL – Universidade Estadual de Londrina, Capacitado em Logística Estratégica pela UNINDUS, Universidade da Indústria e pela IESB – Faculdade Metropolita- na, Pós-Graduado em MBA Major: Business Administration pela UTD The Universityof Texas at Dallas, Pós-Graduado em Marketing pela ISAE – FGV, Fundação Getúlio Vargas e Bacharel em Administração de Empresas com Habilitação em Análise de Sistemas de Informações pela UEL – Universidade Estadual de Londrina. Sua experiência profissional em docência inclui os cargos de: Professor Convidado disciplina: Sistemas de Produção no Curso de Especialização em Engenharia de Produção; Professor Convidado disciplina: E-Commerce no Curso de Especialização em Marketing e Vendas; Professor Convidado disciplina: Marketing e Administração Estratégica no Curso de Especialização em Economia Empresarial; Professor convidado disciplina: Comunicação Integrada de Marketing Marketing Digital Mídias Digitais no Curso de Especialização em Administração de Marketing e Propaganda; Professor Auxiliar na UEL, Universidade Estadual de Londrina – Departamento de Administração – CESA. Sua experiência profissional inclui os cargos de: Consultor Sênior de negócios e TIC na empresa Computer Trends Tecnologia da Informação e Gestão Ltda.; Diretor Operações na empresa Partaloa Transportes; Diretor Matriz Londrina na empresa P. B. Lopes & Cia. Ltda.; Diretor Filial Campo Grande na empresa P. B. Lopes & Cia. Ltda.; Diretor – Filial Maringá na empresa P. B. Lopes & Cia. Ltda.; Gerente de Informática – Matriz Londrina na empresa P. B. Lopes & Cia. Ltda.

MÁRCIO ELEOTÉRIO CUNHA

Possui Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2014). Atualmente é professor do Colégio de aplicação da Universidade Estadual de Londrina – UEL. Trabalhou no Núcleo Regional de Ensino como assessor pedagógico em TICs na educação. Outra função é a pesquisar soluções tecnológicas, em informação e comunicação, que favoreçam o trabalho pedagógico, na busca de alternativas metodológicas e de EAD. Também exerceu assessoria para professores tutores dos cursos à distância GTR (Grupo de trabalho em rede) no ambiente moodle, cursos de treinamento tecnológico para os professores PDE (PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL) e também cursos de ferramentas tecnológicas para professores da rede estadual de Londrina e região.

A ANÁLISE DO DISCURSO E SUAS APLICAÇÕES

Noções de discurso, de teoria do discurso, do método de análise de discurso; noções e procedimentos próprios à análise de discurso; constituição do sujeito e do sentido; aplicações da análise do discurso.

 

MARIÂNGELA PECCIOLI GALLI JOANILHO

Mariângela Peccioli Galli Joanilho concluiu o mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas em 1996. Cursou o doutorado em linguística também na Universidade Estadual de Campinas, concluindo-o em 2005, com um período de doutorado-sanduíche na Ecole Normale Supérieure Lettres et Sciences Humaines, em Lyon, na França, lugar para o qual voltou, ao longo do segundo semestre de 2006 e do primeiro de 2007, para realizar um estágio de pós-doutorado, como parte de sua atuação no projeto O controle político da representação: uma história das ideias;. Atualmente é professora associada na Universidade Estadual de Londrina. Publicou 12 artigos em periódicos especializados e 12 trabalhos em anais de eventos. Em sua atuação, tem experiência na área de linguística, principalmente nos seguintes domínios: semântica, enunciação, discurso e história das ideias linguísticas.

 NORMATIZAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS.

Adequação de trabalhos científicos no Microsoft Office Word. Configuração de layout e estilos de textos. Adequação às normas da ABNT. Editoração de textos. Elaboração de listas e sumários automáticos. Paginação de documentos.

FERNANDA CRISTINA SANCHES

Mestre em Ciências Ambientais (programa interdisciplinar) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE. Possui graduação em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE, graduação em Marketing e especialização em Engenharia de Produção pelo Grupo Educacional UNINTER. Atua como docente colaboradora do curso de Secretariado Executivo da UNIOESTE. Possui experiência de docência nas disciplinas de Planejamento e Gestão Estratégica, Técnicas Secretariais, Metodologia Científica e Marketing. Desenvolve pesquisas nas áreas de Secretariado Executivo, Pesquisa e Metodologia Científica, Educação e Gestão Ambiental, Turismo rural e Sustentabilidade.

Não se lembra para quais minicursos se inscreveu? procure seu nome logo abaixo!

15/10/2015 A ESCRITA CIENTÍFICA NO ÂMBITO DO

 SECRETARIADO EXECUTIVO  SALA 434

Prof. Lucas Freitas de Freitas

Nº de inscritos NOME DOS INSCRITOS
1 ADRIANA HEYDT
2 ANA KARINA LOPES
3 ANDRÉA SANTOS JORGE
4 ANDRESSA PACHECO
5 BEATRIZ MUNIZ BORTOLASSE
6 BEATRIZ SARTORETTO
7 BETHÂNIA NARDI JORGE
8 FERNANDA ALVES TEIXEIRA
9 IVANETE DAGA CIELO
10 JÉSSICA DOS SANTOS BIATO
11 LAIZA FLAVIA RAMOS HOFFMANN
12 LIDIANE SANTOS DE MENEZES
13 LISIANE FREITAS DE FREITAS
14 LUIZA ELENA MORGADO
15 MARAÍSA DE FÁTIMA ALVES MACHADO
16 MARIELY LEMES DOS SANTOS
17 MIRIAN CARVALHO DA SILVA
18 OSMARINA NOLA TERRES
19 PAULA FERNANDA DA LUZ
20 RAY JOEL GARCIA
21 SANDRA APARECIDA DA SILVA
22 SANDRIELI DOS ANJOS DALCURTIVO
23 SILVANA REGINA DA SILVA
24 WALQUIRIA BRAMBILLA BUENO
25 ZANETI CORRÊA DA SILVA
15/10/2015 – COGNIÇÃO, DESENVOLVIMENTO

HUMANO E APRENDIZAGEM   SALA 435

Profa. Maurênia Nielsen

Nº de inscritos NOME DOS INSCRITOS
1 ALESANDRA PEREIRA DA SILVA VIEIRA
2 ALINE FIGUEIRA FERREIRA DE ARAÚJO
3 ALINE PEREIRA DA COSTA
4 ANA BEATRIZ DA SILVA VENDRAME
5 ANA ROSA DA SILVA
6 BÁRBARA MEDEIROS DARCIS
7 CARLA MARLANA ROCHA
8 DÉCYA EMANUELA LIMA DO NASCIMENTO
9 FERNANDA JOSÉ RIBEIRO DE OLIVEIRA
10 GEFERSON CRISTIANO SOUZA DA VEIGA
11 IGOR DE SANTIS MORAIS
12 JAQUELINE LARIESSA DOS SANTOS
13 JENEFFER AYUMI IMADA
14 JULIANA BRANDÃO PIRES
15 LUCI MARI APARECIDA RODRIGUES
16 MARCELA CRISTINA WESSLING
17 MARIA AUGUSTA DE LIMA VIEIRA DIAS
18 MATHEUS GABRIEL BARROS MOTA
19 PÂMELA ANDRESSA CHINEIDER E SILVA
20 RIQUEL PEREIRA DA SILVA
21 ROSSANA MAYLA NIERO DE FREITAS
22 SABRINA FOLONI
23 SAMIRA RICIERI HADDAD
24 SILVANEIA DE ANDRADE
25 STEFANI FERREIRA CARDOSO
26 SUELLEN FELIPE MACHADO
27 TAMIRES DUTRA DA SILVA
28 THAYSA SOLA POZZOBON
29 VANDERLEIA STECE DE OLIVEIRA
30 VANESSA MEDRONHA DA SILVA
15/10/2015 – ELABORAÇÃO E TABULAÇÃO

DE QUESTIONÁRIOS ON-LINE

Prof. Douglas Chanan   SALA 432

Nº de inscritos NOME DOS INSCRITOS
1.         ALINE FRANCIELE PIRES
2.         ALINE STELLE BORGES
3.         ALINE TROMBIM
4.         ANA LAURA SACCOMANI SERVILHA
5.         ANA MARIA ZANIN
6.         ANTONIA CLEIDIANE LOPES DA SILVA
7.         CAROLINA SANTOS PEREIRA
8.         DAIANE FRANCIELE STABACK
9.         DANIELY GUIDO ZAMBRIM DA SILVA
10.     DILCIOMAR JUNIOR BALDIN
11.     ELAINE FREITAS DE SOUSA
12.     ISABELA CRISTINA OLIVEIRA DE ARAUJO
13.     JOHN CRISTOFER SLOBODA
14.     LARISSA ALVES SILVA COUTINHO
15.     LUANA INAIRA SILVA
16.     MARIA ELISA MATOS DA COSTA E NASIMENTO
17.     MAYARA PAULIANE JACINTO ALVES
18.     PATRICIA LIMA DO NASCIMENTO
19.     RAISSA SAMPAIO DA CRUZ
20.     RAQUEL VALLARELLI GUTIERRES MOISA DE ARAUJO
21.     RONIZE SOARES
22.     SUZANA DO PILAR MACEDO
15/10/2015 – METODOLOGIAS ATIVAS DE

APRENDIZAGEM APLICADAS ÀS

DISCIPLINAS SECRETARIAIS

SALA 419

Prof. Fernando Aguiar Camargo

Nº de inscritos NOME DOS INSCRITOS
1 ADRIELI MALINOSKI KAIBERS
2 AMANDA PAZ DE SOUZA
3 BIANCA DE NAZARÉ ALMEIDA DE LIMA
4 BRUNA RENATA DE OLIVEIRA APOLINARIO
5 CAMILA BERNARDIN LENZI COSTEIRA VILAS BÔAS
6 CAMILA GARCIA GÓES
7 CASSIANA DA SILVA BORGES MARIANO DE MOURA
8 DANIELA DO AMARAL OLIVEIRA GARDIN
9 EDUARDO ABICH
10 EDVALDO DE SOUSA QUARESMA
11 FÁTIMA MARIA PRICHOA
12 FRANCIELI ANDRADE VASIAK
13 ISABELLA BUENO MARTINS
14 JESSICA BORILLE
15 JULIANA HORTELA PEDRONE VALÉRIO
16 JULIANA TOMAZ OCAMPOS
17 KEILA RAQUEL WENNINGKAMP
18 LAURA CAVALHEIRO WACHTEL
19 LIVIA ASTRIZI DE MORAIS SILVA
20 LUANA DALL ALBA RIZZI
21 LUCIANE FONTANA MATOSO SILVA
22 MAURICIO LUAN PROLO
23 MONIQUE APARECIDA ROBERTO RODRIGUES
24 PEDRO JULIO EGEWARTH
25 RAPHAEL MOREIRA FRITZEN
26 RÔMULO TRINDADE PAIVA
27 SIMONE OLIVEIRA DOS SANTOS
28 UBIRAJARA GERARDIN JUNIOR
29 WILLIAN NATHANAEL CARTELLI DE PAULA
15/10/2015 – O PROCESSO EDITORIAL DE

REVISTAS CIENTÍFICAS

SALA 430

Prof. Dr. Ivan de Souza Dutra

Nº de inscritos NOME DOS INSCRITOS
1 ALINE CRISTINE COSTA DO ESPIRITO SANTO
2 AMANDA CRISTINA GRASEL
3 AMANDA CRISTINA RIBEIRO DA SILVA
4 ANA CLAUDIA RIBEIRO
5 ANA MARIA BEFFA
6 ANA PAULA CORDEIRO COGO
7 ANGELITA DE FÁTIMA BREVE
8 ARIELE NORDT
9 CARINE BELLETTINI SCHEFFER
10 CARLOS HENRIQUE DOS SANTOS DE ARAÚJO
11 CAROLINE DE FÁTIMA MATIELLO VAZ
12 CHAYANE DA LUZ
13 CLÉIA ILKIO GONÇALVES
14 DANYELLA JUNKES
15 ELAINE ROSSI
16 FABIANA REGINA V BISCOLI
17 FABRICIO STOCKER
18 FERNANDA FONSECA MACHADO
19 ISABEL CRISTINA BAPTISTA
20 LOHANNA LORENA SILVA RIBEIRO
21 LUIZETE GUIMARÃES BARROS
22 MARIA GABRIELA GHELLER
23 MARIA LUZITANA CONCEICAO DOS SANTOS
24 MARIVAN SUTIL RIBEIRO
25 PAULA PADIAL FUZARO
26 SAMANTHA FRÖHLICH
27 SILVANA LIMA DE SOUZA MOURA
28 VERÔNICA BRAGA BIRELLO
29 VITÓRIA DIAS DA MOTA
15/10/2015 – PESQUISA QUANTITATIVA

SALA 418

Profa. Dra. Thais Accioly Baccaro

Nº de inscritos NOME DOS INSCRITOS
1 ALINE MOREIRA
2 BRUNO AMÉRICO LIMA FERREIRA
3 CAMILA ORLANDELLI COLAMONICO
4 CARLA SANTOS
5 CAROLINE MONTEIRO
6 CIBELLE DA SILVA SANTIAGO
7 CLARA CAVÉQUIA MOREIRA DA SILVA
8 EMILI BARCELLOS MARTINS SANTOS
9 FRANCINE GUERREIRO
10 ISABELA MOYSA FERREIRA
11 JESSICA MARLETE FRANCISCO
12 JOCELI ALVES
13 JOSEMARA STEFANICZEN
14 JUCILENE QUEIROZ PETRY GABERT
15 JUSSARA LIMA DE SOUZA
16 KATIANE CROTTI
17 KAUANE KAREN MARTINS
18 MARICILENE ISAIRA BAIA DO NASCIMNTO
19 NAYANNE VITORIANO DE OLIVEIRA
20 NILCEMAR KEDJA CAVALCANTI DE OLIVEIRA
21 SAMIRA BELETTINI BORGES
22 SÔNIA MARIA CAMARGO LOURENÇO
23 TANDARA DIAS GONÇALVES
24 TAYNARA ROIESKI DUTRA
25 THAINÁ RIBEIRO
15/10/2015 – USO DE SOFTWARE EM PESQUISA

SECRETARIAL (COLETA E ANÁLISE DE DADOS)

SALA 420

Prof. Rodrigo Lopes  e  Prof. Márcio Cunha

Nº de inscritos NOME DOS INSCRITOS
1 BEATRIZ BRESOLIN GUGEL
2 CARLA MARIA SCHMIDT
3 CARLA TOBIAS DE OLIVEIRA
4 CAROLINE JANE SCHMITZ
5 DAIANE DE OLIVEIRA LIMA
6 DRIELY DE SOUSA BARLETTA
7 EDNILSE MARIA WILLERS
8 EMILIANO SOUSA PONTES
9 EVA DOS SANTOS CARNEIRO
10 FERNANDA CRISTINA SANCHES
11 LEIZIANE LOPES RUIZ
12 MARCOS VINICIUS DE SOUZA ALTHAUS
13 MARIA DA CONCEIÇÃO OLIVEIRA
14 MARIANA ARAUJO RAMIRES
15 MARIANE DA ROCHA ARAÚJO
16 MAURA BERNARDON
17 PATRÍCIA STAFUSA SALA BATTISTI
18 PERCUDANI AMARAL DA COSTA
19 PREIZILER AMARAL DA COSTA
20 ROSIMERI FERRAZ SABINO
21 TAMIS LAURITA DOMINGUES
22 THAIS FLAVIA SILVA
23 VIVIANE CRISTINA POLETTO LUGLI
24 VIVIANE SAYURI SAKOTANI
25 YASMIN ALTEMAR MASOCATTO
Não se Inscreveram para nenhum minicurso
1 JEFFERSON VORPAGEL
2 RAIANE DE SOUSA SILVA
16/10/2015 – A ANÁLISE DO DISCURSO

E SUAS APLICAÇÕES

Profa. Dra. Mariângela Joanilho 

SALA 434

Nº de inscritos NOME DOS INSCRITOS
1 ALINE FIGUEIRA FERREIRA DE ARAÚJO
2 ALINE FRANCIELE PIRES
3 ALINE PEREIRA DA COSTA
4 BEATRIZ SARTORETTO
5 CAMILA BERNARDIN LENZI COSTEIRA VILAS BÔAS
6 CARLA MARLANA ROCHA
7 CARLA SANTOS
8 CARLA TOBIAS DE OLIVEIRA
9 CAROLINE MONTEIRO
10 CASSIANA DA SILVA BORGES MARIANO DE MOURA
11 EDVALDO DE SOUSA QUARESMA
12 FERNANDA FONSECA MACHADO
13 JUCILENE QUEIROZ PETRY GABERT
14 JULIANA BRANDÃO PIRES
15 JULIANA HORTELA PEDRONE VALÉRIO
16 JUSSARA LIMA DE SOUZA
17 KAUANE KAREN MARTINS
18 LARISSA ALVES SILVA COUTINHO
19 LUCI MARI APARECIDA RODRIGUES
20 LUIZETE GUIMARÃES BARROS
21 MARIA LUZITANA CONCEICAO DOS SANTOS
22 MATHEUS GABRIEL BARROS MOTA
23 MAURA BERNARDON
24 MIRIAN CARVALHO DA SILVA
25 MONIQUE APARECIDA ROBERTO RODRIGUES
26 RAISSA SAMPAIO DA CRUZ
27 ROSSANA MAYLA NIERO DE FREITAS
28 SILVANA REGINA DA SILVA
29 SILVANEIA DE ANDRADE
16/10/2015 – GESTÃO DA INFORMAÇÃO

E DO CONHECIMENTO

Profa. Dra. Leticia Molina

SALA 435

Nº de inscritos NOME DOS INSCRITOS
1 ADRIELI MALINOSKI KAIBERS
2 ALINE MOREIRA
3 ANA KARINA LOPES
4 ANA ROSA DA SILVA
5 ANDRESSA PACHECO
6 BÁRBARA MEDEIROS DARCIS
7 BEATRIZ MUNIZ BORTOLASSE
8 CAMILA GARCIA GÓES
9 CAROLINE DE FÁTIMA MATIELLO VAZ
10 DANIELA DO AMARAL OLIVEIRA GARDIN
11 FÁTIMA MARIA PRICHOA
12 FRANCIELI ANDRADE VASIAK
13 GEFERSON CRISTIANO SOUZA DA VEIGA
14 IGOR DE SANTIS MORAIS
15 JENEFFER AYUMI IMADA
16 JESSICA BORILLE
17 LAIZA FLAVIA RAMOS HOFFMANN
18 LAURA CAVALHEIRO WACHTEL
19 LEIZIANE LOPES RUIZ
20 LUCIANE FONTANA MATOSO SILVA
21 LUIZA ELENA MORGADO
22 MARCELA CRISTINA WESSLING
23 MARIELY LEMES DOS SANTOS
24 PÂMELA ANDRESSA CHINEIDER E SILVA
25 PAULA FERNANDA DA LUZ
26 SANDRA APARECIDA DA SILVA
27 SANDRIELI DOS ANJOS DALCURTIVO
28 STEFANI FERREIRA CARDOSO
29 TAMIRES DUTRA DA SILVA
30 UBIRAJARA GERARDIN JUNIOR
31 WILLIAN NATHANAEL CARTELLI DE PAULA
16/10/2015 – GRUPO FOCAL E ENTREVISTA –

INSTRUMENTOS DE ABORDAGEM QUALITATIVA

Profa. Lisiane Freitas de Freitas

Sala de Reuniões do CESA (Secretaria Geral)

 

Nº de inscritos NOME DOS INSCRITOS
1.         ALINE TROMBIM
2.         AMANDA CRISTINA RIBEIRO DA SILVA
3.         ANA BEATRIZ DA SILVA VENDRAME
4.         ANA LAURA SACCOMANI SERVILHA
5.         ANA MARIA BEFFA
6.         ANA MARIA ZANIN
7.         ANA PAULA CORDEIRO COGO
8.         ANTONIA CLEIDIANE LOPES DA SILVA
9.         CAMILA ORLANDELLI COLAMONICO
10.     CARLOS HENRIQUE DOS SANTOS DE ARAÚJO
11.     CAROLINE JANE SCHMITZ
12.     CIBELLE DA SILVA SANTIAGO
13.     DANIELY GUIDO ZAMBRIM DA SILVA
14.     EDNILSE MARIA WILLERS
15.     FABIANA REGINA V BISCOLI
16.     FABRICIO STOCKER
17.     FRANCINE GUERREIRO
18.     JAQUELINE LARIESSA DOS SANTOS
19.     JOHN CRISTOFER SLOBODA
20.     KATIANE CROTTI
21.     LUANA DALL ALBA RIZZI
22.     LUANA INAIRA SILVA
23.     MARAÍSA DE FÁTIMA ALVES MACHADO
24.     MARLUCE FAGOTTI DE PAIVA
25.     NAYANNE VITORIANO DE OLIVEIRA
26.     RONIZE SOARES
27.     SAMIRA BELETTINI BORGES
28.     TANDARA DIAS GONÇALVES
29.     THAINÁ RIBEIRO
30.     VERÔNICA BRAGA BIRELLO
31.     VITÓRIA DIAS DA MOTA
16/10/2015 – PRÁTICAS INOVADORAS

DA SALA DE AULA DO SÉCULO XXI

Prof. Leonardo Neves

SALA 430 (Laboratório de Informática-CESA)

Nº de inscritos  NOME DOS INSCRITOS
1.         ALESANDRA PEREIRA DA SILVA VIEIRA
2.         ALINE STELLE BORGES
3.         CARLA MARIA SCHMIDT
4.         CAROLINA SANTOS PEREIRA
5.         CRISTIANE JERONIMO
6.         DÉCYA EMANUELA LIMA DO NASCIMENTO
7.         EMILIANO SOUSA PONTES
8.         FERNANDA CRISTINA SANCHES
9.         FERNANDA JOSÉ RIBEIRO DE OLIVEIRA
10.     IVANETE DAGA CIELO
11.     KEILA RAQUEL WENNINGKAMP
12.     LISIANE FREITAS DE FREITAS
13.     MARIA DA CONCEIÇÃO OLIVEIRA
14.     MAURICIO LUAN PROLO
15.     MAYARA PAULIANE JACINTO ALVES
16.     PATRICIA LIMA DO NASCIMENTO
17.     PREIZILER AMARAL DA COSTA
18.     RAQUEL VALLARELLI GUTIERRES MOISA DE ARAUJO
19.     ROSIMERI FERRAZ SABINO
20.     SABRINA FOLONI
21.     VANDERLEIA STECE DE OLIVEIRA
16/10/2015 – TÉCNICAS DE ORATÓRIA

Prof. Fábio Chalela

SALA 436

 Nº de inscritos NOME DOS INSCRITOS
1. ADRIANA HEYDT
2. AMANDA PAZ DE SOUZA
3. ANDRÉA SANTOS JORGE
4. ANGELITA DE FÁTIMA BREVE
5. BEATRIZ BRESOLIN GUGEL
6. BETHÂNIA NARDI JORGE
7. BIANCA DE NAZARÉ ALMEIDA DE LIMA
8. BRUNA RENATA DE OLIVEIRA APOLINARIO
9. CARINE BELLETTINI SCHEFFER
10. CLARA CAVÉQUIA MOREIRA DA SILVA
11. DAIANE DE OLIVEIRA LIMA
12. DAIANE FRANCIELE STABACK
13. DANYELLA JUNKES
14. DILCIOMAR JUNIOR BALDIN
15. EDUARDO ABICH
16. ELAINE ROSSI
17. ISABELLA BUENO MARTINS
18. JÉSSICA DOS SANTOS BIATO
19. JOCELI ALVES
20. JULIANA TOMAZ OCAMPOS
21. LOHANNA LORENA SILVA RIBEIRO
22. MARIA GABRIELA GHELLER
23. MARIANA ARAUJO RAMIRES
24. MARIANE DA ROCHA ARAÚJO
25. OSMARINA NOLA TERRES
26. PEDRO JULIO EGEWARTH
27. PERCUDANI AMARAL DA COSTA
28. RAPHAEL MOREIRA FRITZEN
29. RIQUEL PEREIRA DA SILVA
30. SAMANTHA FRÖHLICH
31. SIMONE OLIVEIRA DOS SANTOS
32. VANESSA MEDRONHA DA SILVA
33. WALQUIRIA BRAMBILLA BUENO
34. ZANETI CORRÊA DA SILVA
16/10/2015 – TRADUÇÃO PARA SECRETARIADO –

RELAÇÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA

Profa. Aline Cantarotti

SALA 437

 Nº de inscritos NOME DOS INSCRITOS
1 ALINE CRISTINE COSTA DO ESPIRITO SANTO
2 AMANDA CRISTINA GRASEL
3 CHAYANE DA LUZ
4 DRIELY DE SOUSA BARLETTA
5 EVA DOS SANTOS CARNEIRO
6 FERNANDA ALVES TEIXEIRA
7 ISABELA CRISTINA OLIVEIRA DE ARAUJO
8 JOSEMARA STEFANICZEN
9 LIDIANE SANTOS DE MENEZES
10 LIVIA ASTRIZI DE MORAIS SILVA
11 MARIA AUGUSTA DE LIMA VIEIRA DIAS
12 MARIVAN SUTIL RIBEIRO
13 RÔMULO TRINDADE PAIVA
14 SAMIRA RICIERI HADDAD
15 SUELLEN FELIPE MACHADO
16 TAMIS LAURITA DOMINGUES
17 THAIS FLAVIA SILVA
18 THAYSA SOLA POZZOBON
19 VIVIANE SAYURI SAKOTANI
20 YASMIN ALTEMAR MASOCATTO
16/10/2015 – ZOTERO – A FERRAMENTA DE

GERENCIAMENTO DE BIBLIOGRAFIAS

432 (Laboratório de Informática)

Profa. Paula Padial

 Nº de inscritos NOME DOS INSCRITOS
1 ANA CLAUDIA RIBEIRO
2 ARIELE NORDT
3 BRUNO AMÉRICO LIMA FERREIRA
4 CLÉIA ILKIO GONÇALVES
5 ELAINE FREITAS DE SOUSA
6 EMILI BARCELLOS MARTINS SANTOS
7 ISABEL CRISTINA BAPTISTA
8 ISABELA MOYSA FERREIRA
9 JESSICA MARLETE FRANCISCO
10 MARCOS VINICIUS DE SOUZA ALTHAUS
11 MARIA ELISA MATOS DA COSTA E NASIMENTO
12 MARICILENE ISAIRA BAIA DO NASCIMENTO
13 NILCEMAR KEDJA CAVALCANTI DE OLIVEIRA
14 PATRÍCIA STAFUSA SALA BATTISTI
15 PAULA PADIAL FUZARO
16 RAY JOEL GARCIA
17 SILVANA LIMA DE SOUZA MOURA
18 SÔNIA MARIA CAMARGO LOURENÇO
19 SUZANA DO PILAR MACEDO
20 TAYNARA ROIESKI DUTRA
21 VIVIANE CRISTINA POLETTO LUGLI
Não se Inscreveram para nenhum minicurso
1 Jefferson Vorpagel
2 Raiane de Sousa Silva