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CHAMADA DE TRABALHOS

ABPSEC – Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado > II ENASEC > CHAMADA DE TRABALHOS

O 2º ENASEC – PASSO FUNDO configurou-se como um evento Técnico-Científico por envolver atividades relacionadas a publicação de trabalhos científicos entre profissionais do ensino superior e pesquisa relacionados à área de Secretariado Executivo.

Comitê científico:

Os trabalhos deveriam ser submetidos ao Comitê Científico, composto por docentes e pesquisadores de reconhecida excelência de Secretariado Executivo do país.

Critérios de Julgamento:

Os professores, membros do Comitê Científico, fariam a seleção dos trabalhos submetidos a partir dos critérios listados abaixo:

  • Contribuições do estudo ao avanço do conhecimento secretarial;
  • Relevância às temáticas propostas, evidenciando pertinência aos objetivos do evento;
  • Contemplação de pesquisa empírica na área secretarial e seus resultados;
  • Consistência teórica; pontuando as principais questões que norteiam o trabalho;
  • Harmonia entre questões e abordagens teóricas, apresentando domínio teórico-argumentativo que evidencie a consistência do trabalho;
  • Clareza e Coesão do trabalho; revelando precisão, correção e estilo do texto.

Cada trabalho seria avaliado por pelo menos dois membros do comitê. O encaminhamento e avaliação dos trabalhos se daria pelo Blind Review, ou seja, sem a identificação dos autores.

Estrutura dos Trabalhos:

Identificação: o trabalho deveria ser antecedido por uma folha de identificação, contendo:

  • Título: letras maiúsculas;
  • Autoria: nome completo, instituição e e-mail dos autores;
  • Resumo: entre 10 e 15 linhas, espaçamento entre linhas simples

O trabalho completo deveria ser assim estruturado:

  • Grupo de trabalho: informar para qual grupo de trabalho o autor está submetendo o trabalho;
  • Título: letras maiúsculas, centralizado na página;
  • Autoria: nome completo, instituição e e-mail do(s) autor(es), centralizado na página;
  • Resumo: entre 10 e 15 linhas, justificado na página. O texto deve iniciar na mesma linha do item, contemplando objetivos, problemática, justificativa, metodologia e principais conclusões;
  • Palavras-chave (três);
  • Abstract;
  • Introdução: constar apresentação do tema, objetivos, problemática, justificativa e estrutura do texto;
  • Referencial Teórico: discorrer em torno do aporte teórico utilizado para fundamentar o estudo;
  • Procedimentos Metodológicos: detalhar todos os métodos e técnicas de pesquisa utilizados na realização do estudo;
  • Resultados e discussão: apresentar os dados e resultados obtidos interpretando-os a luz do referencial teórico. Podem ser usadas ilustrações para complementar as explicações desde que não repitam os dados já descritos no texto;
  • Considerações Finais: deixar claro o que se obtive com os objetivos delineados e as contribuições do estudo para a área secretarial;
  • Referências: listar apenas as citadas no texto de acordo com as normas da ABNT

Formatação Geral do Trabalho:

Destaca-se a importância de observar as instruções de formato dos trabalhos, pois previamente à avaliação dos conteúdos seria verificado o cumprimento da formatação exigida.

  • Papel: A4 (29,7 x 21 cm);
  • Editor de texto: word for windows;
  • Margens: superior: 3 cm, inferior: 2 cm, esquerda: 3 cm, direita: 2 cm;
  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12;
  • Espaçamento entre linhas: simples;
  • Parágrafo: justificado;
  • Número de páginas: mínimo de 8 (oito) e máximo de 16 (dezesseis), incluindo ilustrações, bibliografia e nota de final de texto;
  • Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito;
  • Ilustrações, tabelas e gráficos: toda forma de representação utilizada no trabalho deveria ser nomeada (título e origem) de acordo com as normas da ABNT vigentes. Usar Excel ou Power Point, vinculados ao Word, com texto em fonte Times New Roman, corpo 10;
  • Citações e referências bibliográficas: as citações deveriam ser inseridas no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor da fonte, a data de publicação e o número de página (se for o caso), conforme normas da  ABNT. As referências bibliográficas completas do(s) autor(es) citado(s) deveriam ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com as normas da ABNT.

Pôsteres

Além de trabalhos completos, seriam recebidos RESUMOS EXPANDIDOS, resultantes de estudos na área secretarial, para que fossem apresentados em formato de pôsteres.

Os resumos deveriam conter os seguintes elementos:

  • Título: letras maiúsculas, centralizado na página;
  • Autoria, coautoria ou orientação (quando for o caso): nome completo, instituição e e-mail do(s) autor(es), centralizado na página;
  • Introdução: apresentar sucintamente o problema da pesquisa, a justificativa para a metodologia do estudo e os objetivos do trabalho;
  • Metodologia: descrever o método, os procedimentos e materiais utilizados na pesquisa;
  • Resultados e discussões: conter os principais resultados gerados pelo estudo e a interpretação dos mesmos em relação aos objetivos propostos;
  • Conclusão: deveria conter, em um parágrafo, a contribuição do estudo ao conhecimento científico;
  • Referências: as cinco principais referências do estudo, apresentadas de acordo com as normas da ABNT;
  • A formatação do resumo expandido era a mesma do trabalho completo (consultar Formatação geral do trabalho), com exceção do número de páginas, que não deveria ultrapassar duas. O prazo e forma de envio também foram os mesmos do trabalho completo;
  • Os resumos selecionados deveriam ser apresentados em forma de pôsteres, por pelo menos um dos autores.

Instruções para a preparação do Pôster:

  • o pôster deveria ter 1,0 m de altura por 0,7 m de largura. Seria aceito apenas um pôster por trabalho;
  • deveriam constar na estrutura do pôster: cabeçalho (título do trabalho evidenciado, nomes dos autores, nome do professor orientador (quando for o caso) e instituição onde o trabalho foi realizado), introdução, objetivos, metodologia, resultados e conclusão;
  • caso o aluno seja bolsista de iniciação científica, era obrigatório indicar o programa a que estava vinculado.

Os pôsteres deveriam estar fixados no dia 21 de outubro, às 13h30min, no auditório do IFCH, mantendo-se no local até o final do evento.