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DIVULGAÇÃO DE GRUPOS DE TRABALHO

ABPSEC – Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado > VI ENASEC > EDITAIS DE SUBMISSÃO PARA GRUPO DE TRABALHOS > DIVULGAÇÃO DE GRUPOS DE TRABALHO

O Comitê Científico do VI Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado (ENASEC) divulga os Grupos de Trabalho (GTs) para submissão de trabalhos científicos.

Para a sexta edição do evento, o Comitê Científico propôs uma nova forma de apresentação dos GTs, a qual divide-se em 8 (oito) grandes áreas de temáticas que envolvem o campo secretarial e essas, por sua vez, subdividem-se em 16 (dezesseis) sub GTs (Temas), todos com indicação de palavras-chave, ampliando assim o escopo para submissão.

Cada Sub GT conta com um coordenador que tem a responsabilidade realizar uma  avaliação prévia (Desk Review) dos manuscritos, antes do envio aos avaliadores (garantido o não reconhecimento da autoria); a leitura dos trabalhos na íntegra, para que durante as apresentações seja estimulado o debate, provendo, assim, a interação entre os participantes.

Dependendo do número de trabalhos aprovados em cada GT o Comitê Científico poderá aglutinar Grupos com assuntos próximos, caso o número de manuscritos seja menor do que cinco ou, ainda, incluir um coordenador auxiliar caso o número de manuscritos seja maior ou igual a dez.

O Comitê Científico, a fim de não excluir por definitivo os GTs da Edição anterior, adequou-os de forma que fossem inseridos na proposta do VI ENASEC.

Em breve o Comitê Científico divulgará as normas de submissão dos trabalhos completos e resumos expandidos.

Grupo de Trabalho

Temática

GT 1
Desenvolvimento científico do campo secretarial
Tema 1
Teoria Secretarial

Coordenador: Jefferson Sampaio de Moura (IFB)

Epistemologia secretarial; Teoria secretarial; Reflexões filosóficas sobre a atuação secretarial; Reflexões sobre paradigmas na construção de conhecimento em Secretariado; Propostas de teorias orientadoras; Debates interdisciplinares em Secretariado.

Tema 2
Pesquisa em Secretariado

Coordenadora: Fernanda Leal (UFSC)

Desenvolvimento da pesquisa em Secretariado; Panorama, perspectivas e desafios da pesquisa em Secretariado; Natureza, Métodos, Abordagens, Estrutura, Aplicabilidade e Resultados de Pesquisas em Secretariado; Internacionalização da Pesquisa em Secretariado; Grupos de Pesquisa em Secretariado.

GT 2
Formação profissional e docente em Secretariado
Tema 1
Docência em Secretariado

Coordenadora: Daniela Giareta Durante (UFC)

Desafios e perspectivas da formação e atuação da docência em Secretariado; Tendências, trajetórias e condições de trabalho da carreira docente; Carreira e vínculos de trabalho; Internacionalização da carreira docente; Planejamento da carreira docente; Ética e carreira docente; Aposentadoria.

Tema 2
Formação Profissional – Ensino, Aprendizagem e Prática Extensionista

Coordenadora: Keila Raquel Wenningkamp (UNIOESTE)

Formação do profissional secretário; Metodologias de aprendizagem; Desenvolvimento do ensino e aprendizagem; Diretrizes Curriculares; Internacionalização do currículo; Práticas de Extensão.

GT 3
Secretariado e Atuação Profissional
Tema 1
Mercado de Trabalho

Coordenador: Raul Paes (UFPA)

Relações de Trabalho e Emprego; Mobilidade e inserção no mercado de trabalho; Secretariado Remoto; Modalidades de jornada de trabalho; Empregabilidade; Relações Sindicais; Configuração do mercado de trabalho.

Tema 2
Assessoria Secretarial

Coordenadora: Ednilse Maria Willers (UNIOESTE)

Assessoria Operacional; Assessoria Executiva; Assessoria Intelectual; Assessoria Aberta; Assessoria nas organizações; Assessoria nos níveis decisórios; Assessoria em processos de gestão; Assessoria e comunicação.

Tema 3
Consultoria e Empreendedorismo no secretariado

Coordenadora: Ivanete Daga Cielo (UNIOESTE)

O processo da Consultoria; Fluxos do processo e metodologias para o trabalho de consultor; Tipos de Consultoria; Tipos de Consultor; Consultoria relação empresa-cliente; Contratação e administração dos serviços de consultoria; Consultoria como ferramenta de mudança; Cases de Consultoria; O processo do Empreendedorismo; Intraempreendedorismo; Cases de Empreendedorismo.

Tema 4
Atuação do Secretário em Eventos

Coordenadora: Juliene do Socorro Cardoso Rodrigues (UFPA)

Experiências formativas e profissionais; Ritos, rituais, linguagens, símbolos, desafios e conflitos na atuação do profissional secretário em eventos sociais; Execução dos cerimoniais do campo de atuação do secretariado; Tendências, semelhanças e diferenças formativas na realização de eventos na esfera institucional, política e econômica; Relação entre cerimoniais sociais e a imagem pessoal, profissional e organizacional (formalidades, convenções, modelações); Fronteiras entre aspectos legais, político, sociais e econômicos na realização de eventos. Utilização de recursos inovadores e de estratégias sociais e convencionais nos eventos. Habilidades relacionais: Intrapessoal, interpessoal e criativa; Multipotencialidade na organização de eventos; Enfrentamentos práticos: imprevistos e incertezas; Inteligência emocional; Entrecruzamento e diálogos com outras áreas.

GT 4
Gestão e Competências Secretariais
Tema 1
Gestão Secretarial

Coordenadora: Cibele Barsalini Martins (UFSC)

O secretário e as ações gerenciais: planejar, organizar e executar e controlar na infraestrutura organizacional; Liderança; Desempenho e Resultados; Estresse; Tomada de Decisão; Visão Holística; Ética na gestão; Mudança Organizacional; Os diversos tipos de gestão associados a atuação secretarial: Gestão do Tempo; Gestão do Conhecimento; Gestão da Informação; Gestão de Pessoas; Gestão de Projetos; Gestão de Qualidade; Gestão de Processos; Gestão e Planejamento Estratégico; Gestão Social; Gestão Universitária; Gestão Pública.

Tema 2
Competências Secretariais

Coordenadora: Katia Denise Moreira (UFSC)

Competências individuais; Competências coletivas; Competências sociais; Competências técnicas; Competências comportamentais; Competências organizacionais; Gestão de pessoas por competências; Relações entre gestão de competências, políticas e práticas de gestão de pessoas e políticas organizacionais; Relações entre competências individuais, coletivas e organizacionais; Desenvolvimento de competências; Competências emergentes no campo secretarial.

GT 5
Linguagem e idiomas no contexto secretarial
Tema 1
Línguas materna e estrangeira no Secretariado

Coordenadora: Maura Bernardon (UNIOESTE)

Uso do idioma (língua materna e estrangeira) na atuação do profissional de secretariado; Rotinas profissionais que envolvem as modalidades de comunicação oral e escrita como tradução, redação documental, atendimento, apresentações orais, reuniões entre outras; Contexto de uso da língua na forma de atuação que envolve a liderança, trabalho em equipe, atuação estratégica, consultoria e relações interinstitucionais.

Tema 2
Gêneros textuais/discursivos associados às atividades profissionais do secretariado

Coordenador: Eduardo Cesar Pereira Souza (Centro de Desenvolvimento Profissional – Develop)

Gêneros textuais/discursivos e línguas estrangeiras; Gêneros textuais/discursivos e atividades profissionais; Ensino e aprendizagem de línguas; Práticas sociais; Gêneros textuais/discursivos nos espaços de atuação do secretariado como em profissões de base tecnológica, na docência, nas indústrias, na esfera jurídica, no âmbito da administração pública e privada entre outros.

GT 6
Identidade e Diversidade no Secretariado
Tema 1
Identidade Secretarial e a Diversidade no contexto de atuação profissional

Coordenadora: Fabiana Regina Veloso (UNIOESTE)

Diferenças culturais no contexto das organizações e das ocupações; A formação de significados nas interações sociais; O papel da cultura nos vários contextos organizacionais e sociais; O simbolismo social das organizações; As identidades formadas socialmente; Sujeito e identidade; Cultura e identidade; A simbologia da identidade; Identidade Organizacional; Barreiras estruturais e institucionais para a igualdade de oportunidades de diferentes grupos sociais (relações de gênero, poder, relações de raça, cor e etnia nas organizações, pessoas com deficiência, idade, à origem geográfica, à classe social, à aparência física e à ocupação profissional) associadas a diferenças, inclusão, exclusão.

Tema 2
Questões de Gênero

Coordenadora: Karine Freitas de Sousa (UFBA)

Feminismo Interseccional nas organizações; Multiplicidade de Gêneros (masculinidade e feminilidades); Estudos sobre Gênero, Raça e Classe e suas relações com Assessoria Executiva Organizacional; Orientações Sexuais; Etnias; Discriminação; Inclusão e Exclusão no trabalho; Estudos interculturais sob múltiplas perspectivas. LGBTQI.

GT 7
Sustentabilidade no Secretariado
Tema 1
Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental

Coordenadora: Cibelle Santiago (UFPB)

Secretário como profissional de sustentabilidade para as organizações; Estudos organizacionais em sustentabilidade; Quadripé da sustentabilidade ambiental; Comunicação marketing verde; Gestão de eventos sustentáveis; Gestão organizacional sustentável; Empreendedorismo sustentável ou Eco empreendedorismo; Liderança sustentável; Educação e sustentabilidade; Educação ambiental; Eco pedagogia; Estratégia para sustentabilidade; Gerenciamento de resíduos sólidos.

GT 8
Outros temas correlatos ao Secretariado

Coordenadora: Luci Mari Rodrigues (UFSC)

Trabalhos cujos temas não se enquadram em nenhum dos Grupos de Trabalho propostos, mas que a cabem no escopo do evento.