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EVALDO VILELA

Formado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa. É Mestre em Entomologia pela USP e PhD em Ecologia pela Universidade de Southampton, Inglaterra. Realizou pós-doutoramentos nas Universidades: da Califórnia-Berkeley (EUA), de Nuremberg-Erlangen (Alemanha) e Tsukuba, Japão. É Pesquisador 1A do CNPq, com mais de cem artigos científicos referenciados e 40 mestres e doutores orientados.

Foi Presidente da Sociedade Entomológica do Brasil e da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Foi membro da CTNBio/MCTI.

Atuou em Comitês de Assessoramento do CNPq, CAPES e FINEP e foi membro do Fundo Setorial do Agronegócio – CTAgro/MCTI. É membro da SBPC, do Programa de Empreendedorismo SEED do Governo de Minas, e do Conselho Administrativo do SEBRAE Minas. Foi Diretor da Fundação Arthur Bernardes de Apoio à UFV (1994–1999) e Reitor da UFV (2000–2004). Integra o Programa de Pós-Graduação em Entomologia da UFV e coordenou o Projeto INOVADEFESA, financiado pelo CNPq e MCTI, bem como do projeto INOVAMINAS, financiado pela FINEP. Integra o programa DataViva, do Governo de Minas Gerais com o Media Lab MIT.

Foi Secretário Adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (2007–2014) e Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG (2014), onde, atualmente, exerce o cargo de Presidente.

ROSEMARY PARR

Após uma carreira bem-sucedida em algumas das maiores empresas do Reino Unido e no Parlamento do Reino Unido, Rosemary Parr fundou a Global PA Association. Nos últimos 10 anos, a Global PA Association estabeleceu-se como líder global no treinamento e desenvolvimento de assistentes executivos, personnal assistants (PAs), secretários e administradores. Rosemary percorre o mundo oferecendo treinamento motivacionais e produtivos para os clientes. Seu trabalho a levou a Hong Kong, Taiwan, China, Dubai, Bahrein, Omã, Qatar, Kuwait, Malásia, Cingapura, Tailândia, Arábia Saudita, África do Sul, Maurício, Austrália, Brunei, Suíça, Espanha, Irlanda do Norte, Escócia, Eire.

Juntamente com a Kingston Business School e pesquisadores do Centre for Research in Employment, Skills and Society (CRESS), Rosemary participou como co-autora na pesquisa intitulada “trabalho secretarial, habilidades e carreira”. Em 2009, esta pesquisa resultou em um completo relatório, com dados importantes sobre a profissão de Secretariado Executivo no Reino Unido.

http://www.globalpa-association.com/index.php/about-us/founder-rosemary-parr

SILVIA ISABEL DO ROSÁRIO RIBEIRO

Sílvia Ribeiro é doutorada (2011) e mestre (2006) em Linguística Portuguesa e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Franceses (2002), pela Universidade de Coimbra (UC).

É docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, da Universidade de Aveiro (ESTGA-UA) desde 2004, lecionando disciplinas na área das línguas (portuguesa e francesa) aplicadas ao contexto empresarial. Assumiu diversos cargos de gestão: Diretora do Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução (2007-2009 e 2011-2013), membro da Comissão Executiva (2012 a 2016), membro do Conselho de Escola (desde 2014), Diretora de Curso da Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial (desde 2016) e coordenadora da Área Científica de Línguas (desde 2017).

É membro integrado do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da UA e colaboradora do CELGA-ILTEC, da Universidade de Coimbra. Interesses de investigação: Morfologia e Léxico, interface Sintaxe-Semântica, Secretariado e Comunicação Empresarial.

ANA RITA PAÇÓ CALVÃO

Doutorada em Ciências Agronómicas e Florestais (Aplicação Dos SIG Em Operações De Prevenção E Combate A Fogos Florestais), mestre em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e licenciada em Engenharia Geográfica. Mais recentemente, em 2017, fez uma Pós-graduação em Tecnologias para a Comunicação e Inovação Empresarial.

É professora na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda da Universidade de Aveiro desde 1999, onde leciona disciplinas relacionadas com os sistemas de informação geográfica, o ensino da matemática e as ferramentas de escritório eletrônico. Tem sido orientadora de estágios/projetos no âmbito da formação em contexto de trabalho. Atualmente, é Vice-Diretora do curso de Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial.

Os seus interesses de investigação centram-se nas áreas dos SIG, do secretariado e comunicação empresarial e do ensino superior, tendo sido autora de algumas publicações nacionais e internacionais nestas áreas.

JOÃO CARLOS PEREIRA DA SILVA

Professor Titular da UFV, Graduado, mestre e doutor em Medicina Veterinária, atualmente é o Pró-reitor de Ensino da UFV. Foi membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) 2012 a 2018 e Presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) 2014 a 2016.

Foi também membro de várias comissões do INEP/MEC nos últimos anos, dentre elas membro Comitê Assessor da SESu/MEC, da Comissão de Análise de PDI – SESu/MEC, avaliador institucional e de cursos SESu/INEP/MEC, membro da Comissão Consultiva para fins de Acreditação de Cursos no âmbito do MERCOSUL, membro da Câmara Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA) do INEP/MEC.

CHUSSY KARLLA SOUZA ANTUNES

Mestrado em Gestão Pública – UFPE; Especialista em Planejamento Educacional e Administração Escolar – UFPE; Especialista em Ciência Política: Teoria e Prática Política no Brasil – UNICAP; Secretária Executiva – ESURP; Membro Ad Hoc da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Secretariado Executivo – MEC/ENADE(Ciclos 2009,2012 e 2015); Avaliadora Ad Hoc de Cursos Superiores -MEC/INEP. Membro do Conselho Fiscal (2015/2017) e da Diretoria (2013/2015) da ABPSEC – Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado. Professora da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Lidera o grupo de pesquisa OLASEC – Observatório Latino-Americano de Secretariado. Atualmente desenvolve pesquisas com ênfase em: Atividade de Consultoria Secretarial e Atuação do Secretario Executivo na América Latina. Desenvolveu projetos técnicos em: ouvidoria pública, administração e planejamento educacional, e desenvolvimento de equipes. Coordenou trabalhos voluntários em comunidades de risco formando jovens e adultos.

EDNILSE MARIA WILLERS

Secretária Executiva (DRT/PR:961/1999). Doutora e Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Graduada em Secretariado Executivo pela Unioeste. Professora Adjunto da Unioeste, Campus de Toledo, curso de Secretariado Executivo, nível bacharelado, desde 1999. Coordenadora do Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Assessoria Executiva (2008/2009 e 2018/2019). Coordenadora de Estágio Supervisionado Curricular do curso de Secretariado Executivo (2007/2010 e 2019). Membro da Comissão Assessora de Avaliação da área de Secretariado Executivo para o ENADE/INEP/MEC dos ciclos 2006, 2009, 2012 e 2015. Membro da SETI/PR para avaliação in loco do curso de Graduação em Secretariado Executivo. Atua nas áreas de Secretariado Executivo e de Economia Regional. Professora membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC), do Grupo de Pesquisa em Secretariado Executivo (GPSEB) e do Grupo de Pesquisa em Agronegócio e Desenvolvimento Regional (GEPEC). Possui 5 capítulos de livro e 2 livros publicados. Foi Pró-Reitora de Planejamento (PROPLAN), na Unioeste de junho/2014 a dezembro/2015.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6367155125312713

MARIA BERNADETE LIRA LIEUTHIER

Presidente da Federação Nacional das Secretárias e Secretários – FENASSEC; Presidente do Sindicato das Secretárias do Estado de Pernambuco – SINSEPE; Diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio – CNTC; Coordenadora da Rede UNI Mulheres Brasil; Diretora da Central Sindical UGT (União Geral dos Trabalhadores); Especialista em Secretariado Executivo pela Escola Superior de Relações Públicas de Pernambuco – ESURP; Graduada em Direito pela AESO – Associação de Ensino Superior de Olinda; Bacharela em Letras – Habilitação em Português e Inglês pela UNICAP – Universidade Católica de Pernambuco (com ênfase em secretariado executivo); Co-autora do Livro Excelência no Secretariado, Editora Ser Mais Presidente do Conselho Editorial da Revista Excelência; Atuou como Juíza Classista do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região.

FERNANDA LANDOLFI MAIA

Bacharel em Ciências Sociais (UFPR) e Secretariado Executivo (UNINTER), Especialista em Administração Estratégica e Gestão da Qualidade (IBPEX), Mestre em Educação (PUC/PR), Doutora em Sociologia (UFPR). Atualmente é professora adjunta III no Curso Superior de Tecnologia em Secretariado da Universidade Federal do Paraná, Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Secretariado na Contemporaneidade (GEPS/UFPR) e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho e Sociedade (GETS/UFPR). Co-autora dos livros: “Secretariado em Pauta” e “Flexíveis, virtuais e precários: trabalhadores de tecnologia da informação”.

RODRIGO MÜLLER

Bacharel em Secretariado Executivo (UNIOESTE); Especialista em Metodologia da Educação para o Ensino Superior (OPET); Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação (UFPR) e Doutor em Tecnologia e Sociedade (UTFPR). Professor universitário e pesquisador. Desenvolve pesquisas nas áreas Redes de Conhecimento; Pesquisa Científica; Tecnologia e Sociedade; Gestão da Informação e Secretariado Executivo.

RAUL VITOR DE OLIVEIRA PAES

Servidor Público Federal, ocupante do cargo de Secretário Executivo na Escola de Música do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará. Mestre em Gestão Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA. Vice-Tesoureiro da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado na Gestão 2017/2019. Especialista: MBA em Assessoria Executiva pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2014). Bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade do Estado do Pará – UEPA (2012). Possui interesse em pesquisa e trabalho nas seguintes áreas: Assessoria, Gestão Secretarial, Interdisciplinaridade, Secretariado Executivo, Mapeamento de Processos, Gestão Pública, Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento.

ROSÁLIA BEBER DE SOUZA

Professora Efetiva do Curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade Federal de Viçosa; Doutora em Administração: Organizações, Gestão e Sociedade na Universidade Federal de Lavras – 2018; Mestra em Letras: Análise de Discurso Crítica na Universidade Federal de Viçosa – 2012; Especialista em Linguística e Literatura Comparada na Universidade Federal de Viçosa -2005; Graduada em Secretariado Executivo Trilíngue na Universidade Federal de Viçosa -2002; Linha de pesquisa: Análise de Discurso Crítica; Discurso Político; Marketing Político; Mídia e Arquivologia.

FABIANA REGINA VELOSO

Graduada em Secretariado Executivo Bilíngüe pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1995), Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (2003), Doutora em Administração pela Universidade Positivo (2017). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atua como docente e pesquisadora principalmente nos seguintes temas: secretariado executivo, comunicação empresarial, assessoria e consultoria, estudos organizacionais, significados culturais e teoria da prática.

JEFFERSON SAMPAIO DE MOURA

Mestre em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília – UnB, Especialista em Docência do Ensino Superior. Possui graduação em Licenciatura em Ciências Sociais e graduação em Secretariado Executivo Bilingue. Atualmente, é professor da educação básica, técnica e tecnológica do Instituto Federal de Brasília, e coordena o Curso Superior de Tecnologia em Secretariado da instituição. É membro conselheiro do Comitê de Secretariado Executivo do DF – COMSECDF. Faz parte da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado – ABPSEC, Gestão 2017-2019. Realiza pesquisas na área de secretariado, assessoria, metodologias ativas, educação em direitos humanos, educação para a cidadania e educação de jovens e adultos. Já ministrou curso de formação para as secretárias executivas da Presidência da República e, atualmente, escreve sobre a profissão de secretariado para o site www.jeffersonsampaio.com

FERNANDA CRISTINA SANCHES

Doutoranda em Educação (UEM). Bacharel em Secretariado Executivo (UNIOESTE). Atua como docente colaboradora no curso de Secretariado Executivo da UNIOESTE. Membro do Grupo de Pesquisa em Secretariado Executivo Bilíngue (GPSEB – UNIOESTE) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (UEM).

CIBELE BARSALINI MARTINS

Professora na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Doutora e Mestre em Administração pelo Programa de pós graduação em Administração da Universidade Nove de Julho. Especialista em Qualidade nas Organizações (Lato-sensu), graduada em Administração pela Universidade Nove de Julho e graduada (1997) em Secretariado Executivo pela Universidade São Judas Tadeu. Atualmente está como Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Administração do Centro Socioeconômico da UFSC (Gestão 2017-2019) e Coordenadora do Grupo de Pesquisa de Prática em Gestão e Secretariado. Foi Editora Científica da Revista Gestão e Secretariado entre os anos de 2010 a 2018, atuou (2016-2017) como Coordenadora do curso de graduação em Administração no Centro Socioeconômico da UFSC e como Coordenadora Nacional do Curso de Secretariado Executivo e professora adjunta na Universidade Paulista (2004 a 2010), professora na Universidade Nove de Julho (2000-2003 e 2011-2014). E foi Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado – ABPSEC (gestão 2013-2015).

CONCEIÇÃO DE MARIA PINHEIRO BARROS

Doutorado em Educação, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialização em Comércio Exterior, pelo Centro Universitário Estácio do Ceará. Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenadora do Curso de Secretariado Executivo da UFC. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo (NEPES) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Colaboradora – Revisão de Itens do INEP.

DANIELA GIARETA DURANTE

Doutoranda em Administração e Controladoria (PPAC) na Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Secretariado Executivo Bilíngüe, especialização em Pedagogia empresarial e em Gestão secretarial e mestrado em Desenvolvimento, na linha de pesquisa de Gestão de organizações para o desenvolvimento. É professora efetiva do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Desenvolve pesquisas na área secretarial, com foco na formação e atuação profissional do secretário executivo e, no campo dos estudos organizacionais.

ODEMIR BAETA

Secretário Executivo, especialista em Gestão Estratégica e mestre em Administração Pública pela UFV, doutor em Administração pela UFLA. Professor de Assessoria Executiva e Gestão Estratégica e Assessoria Parlamentar e Gestão Pública no Curso de Secretariado Executivo Trilíngue e de Gestão Universitária, Estado, Sociedade e Gestão para o mestrado profissional em Administração Pública na UFV e, atualmente, Diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes.

KEILA RAQUEL WENNINGKAMP

Doutoranda e Mestra em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA) / UNIOESTE. Bacharela em Secretariado Executivo pela UNIOESTE (2008). Professora do Curso de Secretariado Executivo – UNIOESTE, Campus de Toledo. Membro do Grupo de Pesquisa em Secretariado Executivo Bilíngue (GPSE. Associada fundadora e vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC). Realiza pesquisas nas temáticas: técnicas secretariais, gestão secretarial, contexto e perfil profissional do secretariado, agronegócio, liderança e ações coletivas.